Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal
Parceria envolve equipa de mais de 125 novos colaboradores e investigadores

Bosch e Universidade do Porto assinam parceria de inovação na área da mobilidade inteligente

O Instalador08/12/2021
Projeto THEIA terá investimento de mais de 28 milhões de euros até 2023.
Imagen

A Bosch e a Universidade do Porto (U.Porto) acabam de anunciar um novo projeto de inovação – Projeto THEIA – na área da mobilidade inteligente, num investimento superior a 28 milhões de euros, a aplicar até 2023. A parceria foi oficialmente formalizada esta terça-feira, 7 de dezembro, numa cerimónia da Reitoria da Universidade do Porto, que contou com a participação do primeiro-ministro, António Costa.

Este consórcio entre a Bosch e a U.Porto irá integrar cerca de 55 novos colaboradores da Bosch e mais de 70 investigadores da Universidade do Porto. O projeto é mais um exemplo da aposta da Bosch nas relações de parceria com a academia como forma de contribuir para a inovação e competitividade do país.

“Não temos dúvidas que estas parcerias são a chave para impulsionar a inovação, o desenvolvimento científico e a criação de emprego qualificado. É por isso que continuaremos a trabalhar no sentido de promover estas relações que são sinónimo do reconhecimento da qualidade do talento e da dinâmica do ecossistema de investigação e desenvolvimento que existe em Portugal”, afirma Carlos Ribas, representante da Bosch em Portugal.

O projeto THEIA tem como objetivo investigar e desenvolver soluções no âmbito da melhoria das capacidades sensoriais de veículos autónomos. Recorre, para isso, a algoritmos de perceção baseados nos dados recolhidos pelos seus sensores – com especial foco nos sensores LIDAR – para construir uma perceção exata, robusta e segura da sua envolvente exterior.

Assim, até 2023, as equipas da Bosch e da Universidade do Porto estarão focadas no desenvolvimento deste projeto que surge como resposta às exigências da condução autónoma. A perceção integral da envolvente externa do veículo, a estimativa das condições externas que afetam a condução – como por exemplo as condições meteorológicas – e da caraterização de cenários críticos por meio da realização de testes e validação em contextos laboratoriais (de forma a garantir uma perceção mais avançada do que a do ser humano) são alguns dos pontos prioritários do projeto THEIA.

“A Universidade do Porto está a empreender um esforço sério de aproximação às empresas, tendo em vista a realização conjunta de atividades de qualificação, investigação, desenvolvimento e inovação. As universidades reúnem massa crítica, meios tecnológicos e know-how especializado. Desta forma queremos contribuir superlativamente para a valorização económica do conhecimento e, ao mesmo tempo, encontrar no tecido produtivo empresas que possam ser nossas parceiras em projetos de inovação e em programas de estudos avançados, como é este caso da Bosch”, salienta António de Sousa Pereira, Reitor da Universidade do Porto.
O momento de assinatura do protocolo conta também com a presença do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira, e do Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias. O Presidente da AICEP, Luis Castro Henriques, reforçou a relevância desta parceria para a atração de investimento e competitividade da economia nacional: “a parceria entre a Bosch e as Universidades, neste caso a Universidade do Porto, é um excelente exemplo de uma cooperação virtuosa que contribui para o aumento da competitividade de Portugal no mercado global. O investimento em projetos com inovação, apoiados pela AICEP, tem um impacto muito positivo na Economia do País”.

REVISTAS

Induglobal - Encontros ProfissionaisSiga-nosProfei, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Vulcano

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial