Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal
A tecnologia combina blockchain, aprendizagem distribuída e algoritmos para monetização de dados

Plataforma digital de mercado de dados para o setor energético desenvolvida em Portugal

O Instalador10/12/2021

Desenvolver um mercado de dados para o setor energético, tendo como princípio a partilha e valorização de dados de diferentes proprietários. É este o objetivo do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC). A solução tecnológica tem vários casos de uso possíveis – nomeadamente previsão de consumo de energia elétrica, manutenção preditiva, gestão de ativos, estimação de flexibilidade do consumo de energia elétrica, deteção de falhas na rede elétrica, entre outros - mas partiu de um relacionado com a previsão de produção de energias renováveis.

Imagen

“Nas plataformas atuais, por exemplo a re.alto e a Ocean, o valor dos dados é normalmente definido pelo vendedor ou atribuído de forma automática com base em mecanismos de leilão, não sendo valorizados de acordo com um caso de uso especifico. A inovação da plataforma do INESC TEC consiste em algoritmia que permite às empresas quantificar o valor dos seus dados em função da sua utilidade e benefício direto em diferentes aplicações”, explica Ricardo Bessa, Coordenador do Centro de Sistemas de Energia (CPES) do INESC TEC.

A tecnologia, desenvolvida com financiamento do projeto europeu Smart4RES e do programa de financiamento plurianual da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), passa pela criação de um mercado que promova a partilha segura e colaborativa de dados entre diferentes agentes do setor energético, estimulando o aparecimento de novos modelos de negócio baseados em dados. O facto de promover a computação local e distribuída irá também contribuir para uma redução do consumo de energia elétrica com a computação, evitando o uso de supercomputadores e/ou data centers.

O produto mínimo viável (MVP) do VALOREM (nome do projeto) estará disponível no início de 2022, para efeitos de demonstração e validação de tecnologia. Cada cliente empresarial que esteja interessado em monetizar os seus dados e estabelecer cadeias de valor para partilha de informação, pode interagir com o mercado de dados e com uma plataforma central para gestão de mercado. A atual infraestrutura de pagamentos foi desenvolvida com recurso a IOTA, uma tecnologia de ledger distribuída. A algoritmia do mercado de dados parte de soluções proprietárias e patenteadas pelo INESC TEC para a monetização de dados com teoria dos jogos e previsão de séries temporais com computação distribuída (federated learning) com privacidade dos dados.

foto

REVISTAS

Profei, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosInduglobal - Encontros ProfissionaisSoliusDaikin - Ar Condicionado

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial