Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal
“O mercado português é muito exigente”

Entrevista com Manuel Vareiro, Diretor da Ebara Pumps Ibéria para Portugal

Ana Clara21/01/2022

Manuel Vareiro, Area Manager Portugal da Ebara, fala do crescimento da empresa no nosso País, dos desafios mas também da forma como lidaram com a pandemia. O responsável diz que o futuro passa pelo aumento da quota de mercado, "seja com a contratação de pessoas com valor acrescentado para a marca, seja através de novos produtos mais eficientes e sustentáveis".

Ebara Portugal, no Tagus Park, em Oeiras
Ebara Portugal, no Tagus Park, em Oeiras.

Como tem sido para a Ebara trabalhar neste contexto pandémico?

Para a Ebara, trabalhar neste contexto pandémico tem sido uma adaptação ao modo de vida atual, pois o nosso trabalho em ajudar, recomendar e apoiar os clientes tornou-se mais desafiante num mundo em mudança e onde o tempo é cada vez mais curto.

De que forma readaptaram a vossa dinâmica empresarial/comercial?

A nossa dinâmica empresarial e comercial, e com esta pandemia, levou-nos a pensar noutras formas de estarmos mais perto do cliente, seja em visitas mais curtas (cumprindo com as normas da DGS), seja em apoio técnico ao telefone ou através de ferramentas de marketing como webinar técnico.

Fale-me um pouco dos produtos Ebara, dos mercados-alvo para os quais trabalham, por segmento, incluindo, claro, o AVAC.

O nosso mercado alvo é o da Construção Civil/Edifícios, com os produtos principais a serem as Centrais de Incêndio (segundo a normativa EN12845 + Despacho 8905/2020), os Grupos Hidropressores, as Bombas para Esgoto ou Águas Pluviais e também as Bombas Circuladoras de Rotor Húmido (Série Ego ou Ego 2) ou de Rotor Seco (Série Eline ou Eline-D).
Manuel Vareiro
Manuel Vareiro.

Também fornecem equipamentos para o setor agrícola, segundo sei. Que tipo de produtos são e para que fins?

Para o setor agrícola temos vários tipos de bombas que podem ser aplicadas, desde bombas auto-ferrantes para pequenos poços que permitem fazer aspiração negativa sem ser necessário colocar um depósito de ferragem, a bombas centrífugas em ferro fundido, aço inoxidável AISI 304 ou AISI 316 para líquidos mais ou menos agressivos, Grupos Hidropressores com variação de velocidade ou regulação por pressostatos para sistemas de rega com funcionamento contínuo ou alternado ou ainda bombas submersíveis de furo.

Que equipamentos lançaram em 2021 e que perspetivas, a nível de novos produtos, têm para 2022?

A respeito de novos produtos, a Ebara lançou em 2021 uma nova bomba de Esgoto para Águas Residuais ou Pluviais (modelo DAR), uma nova Estação Elevatória de 1.500 litros para 2 bombas submersíveis (modelo SANIR 23) e uma nova bomba Circuladora (modelo Ego2).

Para 2022, iremos ter uma bomba submersível de furo de 10" (vinda diretamente da nova fábrica do grupo Ebara na Turquia), uma nova bomba Circuladora mais eficiente e simples (Ego 2 Slim) e Grupos Hidropressores com motores IE5.

A tecnologia das soluções Ebara pauta-se sempre com preocupações pela eficiência e pelo meio ambiente. Como carateriza a política de sustentabilidade da empresa?

A política de sustentabilidade da Ebara assenta no espírito 'Netsu to Makoto', inventado por Hatakeyama, que significa 'Entusiasmo e Sinceridade'. Funciona como “um guia de conduta profissional" assente em cinco princípios: i) dar-se conta que cada ação, não importa o significado que tenha, pode carregar sérias consequências; ii) confirmar o objetivo e o significado das ações antes de as levar até ao fim; iii) seguir os procedimentos e as regras fixadas quando se realiza as ações; iv) rever as ações, confirmar e assumir as responsabilidades dos seus resultados; e v) ter uma visão ampla e considerar áreas fora da nossa responsabilidade quando as realizamos.

Hidropressores com motores IE5

Hidropressores com motores IE5.

Mercado português

Fale-me do mercado português e como tem sido o crescimento da Ebara no País.

O mercado português é muito exigente e complicado de gerir. Temos de tentar estar sempre presentes e disponíveis 24h para os clientes para conseguirmos fazer face à concorrência que é grande e cada vez mais competitiva e atenta ao nosso crescimento.

Que constrangimentos e desafios considera que têm pela frente a nível comercial e estratégico?

As nossas perspetivas de evolução e desafios passam pelo aumento da quota de mercado, seja com a contratação de pessoas com valor acrescentado para a marca, seja através de novos produtos mais eficientes e sustentáveis, de acordo com os requisitos do meio ambiente.

A nível de formação, qual a importância que ela representa para a Ebara e que tipo de ações costumam fazer?

Bomba de Esgoto
Bomba de Esgoto.
A formação e o apoio técnico, seja em visitas presenciais ou em webinar, têm para a Ebara uma importância muito elevada e, por isso, porque pensamos no bem-estar e na rapidez de execução dos projetos, somos a única empresa do mercado que disponibiliza para gabinetes de projeto softwares técnicos para seleção de bombas das várias especialidades.

Sobre a rede de assistência técnica, que importância tem para vós e para os vossos clientes?

Para a Ebara é fundamental ter um excelente serviço pós-venda de Norte a Sul, pois representa um valor importante na imagem da Ebara após a venda, é uma tranquilidade e satisfação para os nossos clientes, pois o conhecimento técnico, a habilidade e a persistência que têm, faz com que qualquer dificuldade seja mais fácil de resolver.

Por fim, que mensagem gostaria de deixar ao setor neste desafiante ano de 2022?

Para 2022 e anos seguintes, os projetos futuros da Ebara têm claramente de contribuir para uma prevenção da poluição no oceano e a erradicação da falta de comida existente no mundo, através do desenvolvimento da tecnologia de Aquacultura e também da não dependência de combustíveis fósseis.

Somos a única empresa do mercado que disponibiliza para gabinetes de projeto softwares técnicos para seleção de bombas das várias especialidades

foto

REVISTAS

Siga-nosInduglobal - Encontros ProfissionaisLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Profei, S.L.Vulcano

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial