Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Torre de Vigia de Canidelo será centro inovador de reciclagem e reutilização de lixo marinho

19/12/2021
O projeto tem três vertentes: a Parley Ocean School, o Centro de Interpretação e o Centro Interativo
Vice-Almirante Gouveia e Melo e Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara de Gaia
Vice-Almirante Gouveia e Melo e Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara de Gaia.

Tendo como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a Fundação Parley for the Oceans vai desenvolver um conjunto de atividades e iniciativas que mitiguem e invertam a poluição marinha. É assim que vai surgir a 'Air Station' na Torre de Vigia de Canidelo, que será requalificada para esse efeito, numa parceria com a Câmara Municipal de Gaia.

Este espaço passará, assim, a acolher a 'Air Station', o Centro de Interpretação e dará forma, também, a um centro oceânico multifuncional. O memorando de entendimento foi assinado, a 18 de dezembro, numa cerimónia que decorreu nos Paços do Concelho e contou com a presença do ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, e do vice-almirante Gouveia e Melo.

O projeto tem como objetivo o desenvolvimento e implementação de um processo inovador para reciclagem e reutilização do lixo marinho. Isto será possível através da recolha de plásticos e do seu reaproveitamento para produção de novos materiais, dentro dos princípios da economia circular. Paralelamente, o projeto pretende contribuir para a promoção da literacia oceânica e a consciencialização ambiental. Assim, além da 'Air Station', o projeto tem outras três vertentes: a Parley Ocean School, o Centro de Interpretação e o Centro Interativo.

A Parley Ocean School tem como principal objetivo promover a educação e inspiração de uma nova classe de embaixadores da juventude para o movimento em causa, combinando a consciencialização, a exploração e o ativismo. Todas as iniciativas associadas ao projeto têm a colaboração de escolas locais, ONG e respetivos governos, focando-se em três pilares: sensibilização, exploração e ativismo. Por sua vez, o Centro de Interpretação permitirá a realização de atividades e eventos que estimulem a troca e a partilha de conhecimento sobre a sustentabilidade marinha e os valores geológicos da Praia de Lavadores.

Por fim, o Centro Interativo pretende envolver os cidadãos no compromisso da sustentabilidade e promover uma relação próxima com a vida oceânica, oferecendo a todos os visitantes a possibilidade de uma experiência de mergulho visual.

Estima-se que cerca de 73% do lixo encontrado anualmente nas praias seja plástico. O lixo marinho tem sido reconhecido com um dos problemas mais urgentes que os oceanos hoje enfrentam, com impacto na sociedade, na economia e na biodiversidade. Este projeto vai, assim, contribuir para o crescimento económico marinho e marítimo de longo prazo e para a coesão social, em termos de comunidades locais, apostando também no capital humano, através da criação de novos postos de trabalho de economia azul.

REVISTAS

Profei, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Induglobal - Encontros ProfissionaisSiga-nosSoliusDaikin - Ar Condicionado

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial