Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Assinado protocolo para instalação de projetos solares fotovoltaicos em antigas áreas mineiras

23/12/2021

A EDM - Empresa de Desenvolvimento Mineiro, a AdP - Águas de Portugal e a ADENE - Agência para a Energia, assinaram a 22 de dezembro, um protocolo de cooperação e colaboração com vista ao aproveitamento de antigas áreas mineiras ambientalmente remediadas para produção de energia elétrica a partir de fontes renováveis.

Imagen

O evento decorreu no Ministério do Ambiente e da Ação Climática e contou com a presença da Secretária de Estado do Ambiente, Inês dos Santos Costa, e do Secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba.

Através deste protocolo, numa primeira fase, será analisada a viabilidade técnica e económica para a utilização de cerca de 61 hectares de áreas mineiras já ambientalmente remediadas nos concelhos de Mangualde, Nelas, Pinhel, Gouveia e Mêda. Esta área corresponde a um potencial de instalação máxima de energia que pode ir aos 60MW e de produção máxima que pode atingir os 99MWh/ano, num investimento estimado de 42 milhões de euros.

A implementação deste projeto apresenta um conjunto de vantagens, nomeadamente, a possibilidade de constituição de comunidades de energia renovável e o aproveitamento das antigas áreas mineiras. Estas, apresentam constrangimentos de uso de longo prazo (por exemplo agroflorestal) devido ao processo de remediação ambiental, monitorização e manutenção das células de confinamento.

Recorde-se que a EDM já investiu cerca de 40 milhões de euros na descontaminação dos solos e das águas, ao abrigo do seu contrato de concessão para remediação ambiental nestas antigas áreas mineiras, estando os terrenos prontos para receber este tipo de investimentos.

A implementação deste projeto apresenta um conjunto de vantagens, nomeadamente, a possibilidade de constituição de comunidades de energia renovável e o aproveitamento das antigas áreas mineiras

Para o Grupo AdP, este protocolo enquadra-se no seu Programa de Neutralidade Energética ZERO, o qual prevê o aumento, até 2030, de produção própria de energia elétrica 100% renovável em 632,7GWh/ano e uma redução de emissões de CO2 em 185.070 ton/ano após a sua conclusão. O programa 'ZERO', através do qual o Grupo pretende atingir a neutralidade energética em 2030, representa um investimento de 363,3 milhões de euros.

O protocolo assinado facilitará a concretização dos objetivos dos programas de descarbonização das três empresas, contribuindo diretamente para as metas nacionais previstas no Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050, no Plano de Energia e Clima 2030 e no ECO.AP 2030.

REVISTAS

Siga-nosDaikin - Ar CondicionadoSoliusLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Profei, S.L.Induglobal - Encontros Profissionais

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial