Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Geoestratégia do ecossistema digital em Sines na transição digital europeia e mundial

O Instalador07/01/2022
Hugo Santos Mendes, secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, abre a segunda conferência 'Encontros na ZILS: Sines Tech, EU-Atlantic Data Gateway Platform', no dia 11 de janeiro às 11h00, em Sines, com transmissão online.
Imagen

A Zona Industrial e Logística de Sines é a maior área de acolhimento empresarial de Portugal e é gerida pela aicep Global Parques - Gestão de Áreas Empresariais e Serviços, que promove este evento, a que pode assistir aqui.

Esperam-se novos anúncios durante a conferência, assim como uma reflexão prática sobre o atual papel e o potencial da ZILS na implementação da estratégia europeia de dados e na criação de um mercado único de dados que cumpra os objetivos da União Europeia de competitividade nesta área, em relação a outras zonas do globo, criando a EU-Atlantic Data Gateway Platform.

A primeira parte do programa conta com a mesa-redonda sobre 'Regulação e Licenciamentos Nacionais' com a presença das entidades pertencentes ao grupo de trabalho para a agilização de procedimentos e burocracias para projetos nestas áreas, aspetos determinantes para o posicionamento competitivo de Portugal. Nomeadamente, Augusto Fragoso, diretor-geral de

Informação e Inovação da ANACOM, José Carlos Simão, diretor-geral da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, e Nuno Lacasta, presidente do Conselho Diretivo Agência Portuguesa do Ambiente.

A segunda parte será dedicada às 'Estações de Cabos Submarinos e Centros de Dados em Sines', com a presença de todos os players da área dos cabos submarinos (Philippe Dumont, CEO da EllaLink, Norman Albi, CEO da Medusa Submarine Cable System, e Alberto Passos, diretor comercial da IP Telecom), e do fabricante europeu de cabos submarinos (Enrico Banfi, Alcatel Submarine Networks VP EMEA & APAC) que vai apresentar a sua visão sobre mercado europeu e Sines. Do lado dos data centers, estará uma das empresas top de construção (Olivier Labbe, diretor-geral da CAP DC), responsável pelo estudo que certificou Sines como um local ideal para este tipo de estruturas e a START Campus (Afonso Salema, CEO), que já a preparação do terreno para a construção do primeiro edifício de mega data center em Sines, um projeto que vai empregar 1200 pessoas.

Com os investimentos recentes, a ZILS afirma-se como um local preferencial do ponto de vista geoestratégico no que concerne à estratégia digital. Veja-se a amarração do cabo de dados de fibra ótica Ellalink, que ascende a 150M€, cofinanciado pela União Europeia, e que liga a Europa (em Sines) à América do Sul (em Fortaleza). Além desta infraestrutura de transporte, é de destacar uma outra no campo do armazenamento de dados e complementar nesta estratégia de criação de um ecossistema digital, nomeadamente, a instalação na ZILS do maior campus de armazenamento de dados alimentado por energias renováveis da Europa, o START Campus, um investimento de 3.500M€.

O Sines Tech apresenta-se como um local competitivo para o desenvolvimento deste ecossistema de empresas da área tecnológica: rede elétrica de alta tensão; energias renováveis; reservatórios de água (para arrefecimento); conectividade do porto de águas profundas (para a amarração de cabos de dados vindos de qualquer parte do Mundo); vias de comunicação, localização geográfica e segurança.

Recentemente foi criada a Comunidade Sines Tech – Innovation & Data Center Hub, uma estrutura criada por várias entidades públicas e privadas para a criação de um cluster de tecnologias de informação e comunicação, incluindo a Câmara Municipal de Sines, a aicep Global Parques, o grupo EllaLink, a Fast Fiber, a Unidade de Computação Científica Nacional da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Unidade FCT/FCCN), a IP Telecom, a REN Telecom, a Sines Tecnopolo e a START – Sines Transatlantic Renewable @ Technology Campus. Esta comunidade tem como visão intrínseca a criação de um ecossistema digital aberto, onde dados possam ser disponibilizados e partilhados de forma segura, respeitando a regulação europeia.

Esta iniciativa é organizada no âmbito do programa Invest in Alentejo, liderado pela ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, cofinanciado pelo Alentejo 2020.

Programa

11:30 - Boas-vindas

Filipe Costa, CEO of aicep Global Parques and non-Executive Board Member of ADRAL

11:35 - Keynote

Hugo Santos Mendes, H. E. the Secretary of Communications at the Ministry of Infrastructure

12:00 - Panel #1 “Portuguese Regulation and Licensing”

Moderator: Teresa Ribeiro, aicep Global Parques

Augusto Fragoso, Portuguese Telecom NRA (ANACOM) DG Information and Innovation

José Carlos Simão, Portuguese DG Natural Resources, Safety and Maritime Services

Nuno Lacasta, Chair of the Portuguese Environmental Agency (APA)

12:30 - Networking Lunch

14:45 Panel #2 “Sines CLSs & DCs ecosystem”

Moderator: Gonçalo Eiras, aicep Global Parques

Afonso Salema, CEO of START - Sines Transatlantic Renewable & Technology Campus

Alberto Passos, Telecom Business Diretor at IP Telecom

Enrico Banfi, Alcatel Submarine Networks VP EMEA & APAC

Norman Albi, CEO of Medusa Submarine Cable System

Olivier Labbe, General Manager of CAP DC

Philippe Dumont, CEO of EllaLink

15:45 Closing remarks

Eurico Brilhante Dias, H. E. the Secretary of Internationalization at the Ministry of Foreign Affairs

16:00 - End Coffee & Networking

REVISTAS

Daikin - Ar CondicionadoSiga-nosSoliusInduglobal - Encontros ProfissionaisProfei, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial