Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Veículos elétricos: fevereiro com aumento de 78,5%

18/03/2022
Imagen
Números indicam que a venda de viaturas novas está em crescendo, com um número absoluto de unidades vendidas superior ao do período homólogo, ainda pré pandemia.

A UVE – Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos divulgou os números de fevereiro das vendas de veículos elétricos. E os dados recolhidos são muito positivos, dado que indicam um crescimento de 78,5%. A avaliação refere mesmo que houve um número absoluto de unidades vendidas superior ao do período homólogo, ainda pré pandemia.

A avaliação da UVE é a de que a atual volatilidade dos preços dos combustíveis vai fazer aumentar esta tendência “e fazer acelerar a adoção dos veículos elétricos em Portugal”.

Aliás, se a análise incidir nos veículos 100% elétricos (BEV – Battery Electric Vehicle) o aumento foi ainda mais expressivo: 163.9% face a fevereiro de 2021. Para a UVE os aumentos encontram justificação na imensa oferta de novos modelos, com mais autonomia, com capacidade de carregamento mais rápido e com a introdução no mercado de novas marcas.

Já o segmento dos híbridos plug-in (PHEV-Plug-in Hybrid Electric Vehicle) regista um crescimento mais moderado, dado que “a já referida oferta de modelos 100% elétricos com autonomias reais que já respondem às necessidades de grande parte das utilizações, assim como, o aumento da Rede de Carregamento de Veículos Elétricos, quer no número de postos, na distribuição geográfica e no aumento de potência disponível”.

Combustão interna versus elétrica

Tendo por base apenas os veículos ligeiros de passageiros os números indicam uma ligeira recuperação das vendas dos veículos com motores de combustão interna (+34.6%). No entanto a UVE acredita que os aumentos registados nos preços da gasolina e do gasóleo seja de prever que os veículos elétricos vejam a sua procura aumentar de forma acentuada nos próximos meses. “Um dos fatores que mais pressionará os preços dos combustíveis fósseis é a volatilidade e especulação dos preços do petróleo nos mercados internacionais”.

Na análise de marcas a Peugeot foi a mais solicitada nos 100% elétricos (BEV), com 121 unidades vendidas. Segue-se a Tesla com 113 viaturas e a Audi com 97 viaturas. Já nos híbridos plug-in mantém-se as três marcas já existentes: a BMW + BMW i (298), a Mercedes-Benz (292) e a Volvo (195).

REVISTAS

Siga-nosProfei, S.L.SoliusInduglobal - Encontros ProfissionaisDaikin - Ar CondicionadoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial