Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Empresas satisfeitas com o reencontro do setor no CIAR

Ana Clara18/05/2022

Após dois anos de pandemia, foram várias as empresas que marcaram presença no XVI Congresso Ibero-Americano de Ar Condicionado e Refrigeração (CIAR 2022) no espaço de exposição do LNEC. A Revista O Instalador falou com algumas delas e foi perceber a importância do certame para a promoção dos seus produtos e soluções.

Exposição de empresas no CIAR 2022
Exposição de empresas no CIAR 2022.

Daikin mostra porque bombas de calor são forte aliado rumo à descarbonização

A Daikin, que há muito trabalha no desenvolvimento e produção de equipamentos sustentáveis, no sentido de contribuir positivamente para um planeta mais verde, marcou presença no CIAR 2022.

Durante o evento, a Daikin exibiu algumas das suas tecnologias mais recentes e inovadoras, nas áreas de economia circular, sustentabilidade, descarbonização, qualidade do ar interior, serviços e formação. Simultaneamente explicou, pela voz de Hervé Pierret, Section Manager Sales, Strategy & Marketing, Heating & Renewables SBU, Daikin Europe N.V., porque razão as bombas de calor desempenharam um papel fundamental na estratégia da União Europeia. Os quatro passos para a descarbonização do aquecimento residencial foram também abordados por Pierret.

Stand da Daikin
Stand da Daikin.

Com as estimativas a apontarem para a instalação de quatro milhões de bombas de calor na Europa em 2030, Hervé Pierret recordou, durante a palestra Daikin dedicada ao tema 'Ready & Fit for 55', que atualmente existem cerca de 1 milhão de bombas de calor instaladas. Contudo, enfatizou, “é necessária a adoção maciça de bombas de calor em novas construções”, bem como a “duplicação da taxa de substituição dos sistemas de aquecimento até 2030”. Tendo em conta os recentes desenvolvimentos geopolíticos e a iniciativa RePowerEU, o responsável da Daikin mostrou-se otimista quanto ao futuro, uma vez que as previsões indicam que o mercado anual de bombas de calor pode ultrapassar os 5 milhões.

Para que estas metas sejam uma realidade, Hervé Pierret sublinhou o papel dos decisores políticos no sentido de evitarem incentivos aos combustíveis fósseis, e garantirem que as tecnologias renováveis gozam de condições equitativas.

“As bombas de calor estão mais do que aptas para aceitar o desafio da descarbonização residencial, e desta forma tornarem-se o equipamento padrão, tanto no mercado da nova construção como da renovação. Não são uma tecnologia do futuro, mas sim uma solução estabelecida que está pronta para uma utilização generalizada no presente. Do ponto de vista da indústria das bombas de calor, onde se inclui a Daikin, há muito que trabalhamos para contribuir para as metas de descarbonização e alçarmos um mundo mais verde”, disse Hervé Pierret.

Hisense: “o CIAR é o evento ibérico mais importante do setor”

Nuno Lourenço, responsável ibérico para a área de Ar Condicionado da Hisense, é perentório: “o CIAR é o evento ibérico mais importante do setor e, nessa medida, a Hisense tinha que estar presente”.

“(A Hisense), sendo uma marca relativamente nova na Europa, tem muito interesse em algum público que esteve no CIAR, principalmente para a nossa gama de VRF e aerotermia”, explana.

Recorda que o momento económico atual “tem sido conturbado”: “tivemos algumas dificuldades no que respeita a receber equipamento e, depois, problemas que são comuns a outras marcas: o custo da matéria-prima (que aumentou consideravelmente), os custos dos transportes e, no nosso caso, o câmbio financeiro que tem os seus fatores no negócio, o que nos fez aumentar os preços e tendo algumas perdas”.

Do ponto de vista do consumidor final, Nuno Lourenço considera que este “ainda não percebeu muito bem o que está a acontecer. A máquina quando chega é já com a instalação incluída e o preço é muito diluído. Acho que os instaladores são quem está a sofrer mais com esta situação”.

Nuno Lourenço, responsável ibérico para a área de Ar Condicionado da Hisense
Nuno Lourenço, responsável ibérico para a área de Ar Condicionado da Hisense.
Para 2022, a aposta da Hisense continuará a ser ao nível do VRF, “com novas máquinas, mas principalmente a nível de aerotermia, com a gama completa. Só tínhamos até agora o sistema split, vamos começar a introduzir o sistema monoblock e vamos também ter aerotermia com depósito incorporado”. Quanto à distribuição no mercado nacional, informa que a empresa selecionou alguns distribuidores estratégicos e com alguma exclusividade, de norte a sul do País, “de forma a ter um trabalho mais robusto”. O investimento no Mundial de Futebol 2022, no Qatar, nos meses de novembro e dezembro, é um dos grandes momentos de investimento estratégico e notoriedade da marca, patrocinadora oficial do torneio.

Sodeca: “felizmente continua a haver projetos”

Luiz Araújo, da Sodeca Portugal, diz que foi importante a empresa marcar presença no certame. “Tivemos no nosso stand artigos para várias aplicações, nomeadamente para os projetistas e estivemos, claro, com a presença institucional”.

“Não podia haver momento melhor para o CIAR do que este. Agora, quando começamos a abrir (depois da pandemia), é muito importante as pessoas poderem ter esta oportunidade. Neste aspeto, acho que foi muito importante. O mercado está em efervescência. Mesmo a nível de projeto, continuam a aparecer muitos projetos”, afirma.

Luiz Araújo, da Sodeca Portugal
Luiz Araújo, da Sodeca Portugal.

O responsável refere que a empresa irá ter “algumas novidades na área da proteção contra incêndios no segundo semestre do ano”. Além disso, “continuaremos a apostar na linha de continuidade da empresa e no seu crescimento contínuo. Acho que o momento é bom e não vejo preocupações com o mercado”, adianta.

Recorde-se que a Sodeca é especializada no projeto e fabrico de ventiladores e respetivos acessórios para aplicações industriais, sendo que estas requerem uma grande capacidade de adaptação e flexibilidade às especificações de cada projeto.

Trane: “CIAR é um evento estratégico para nós”

Francisco Augusto, da Trane, considerou que estar no CIAR “foi estratégico” para a Trane. “Nem tivemos dúvidas na hora de decidir, para nós estar neste evento era simplesmente natural”, referiu, adiantando que a empresa divulgou no certame a marca corporativa.

Sobre o atual momento de crise que atravessa a Europa (decorrente da guerra na Ucrânia e seus impactos globais), o responsável acredita que, em termos de vendas, “para já, o mercado AVAC não irá sentir muito” essas consequências.
Francisco Augusto, da Trane
Francisco Augusto, da Trane.

O problema maior, garante, são as entregas. “E esse é já um constrangimento que impacta na atividade económica das empresas”, frisa.

Francisco Augusto adiantou ainda que, em 2022, a Trane vai lançar mais equipamentos no âmbito da estratégia comercial da marca.

Venfilter: “esta foi a montra perfeita para apresentar a empresa em Portugal e no mercado ibero-americano”

Albert Alegre, CEO da Venfilter, começa por explicar porque decidiram participar no CIAR 2022: “era a montra perfeita para apresentar a aposta da empresa em Portugal e no mercado ibero-americano. Como primeira empresa espanhola, membro da Eurovent, o CIAR Lisboa é um evento específico na aplicação dos nossos produtos, tanto no mercado ibérico como no mercado internacional, contribuindo assim para uma melhor qualidade do ar”. A Venfilter, sendo um fabricante líder em Espanha, “ao longo dos anos criou parcerias comerciais, fornecendo produtos de qualidade. Para isso investigamos e desenvolvemos filtros de ar para proteção de pessoas, processos industriais e meio ambiente”.

Stand da Venfilter no CIAR 2022
Stand da Venfilter no CIAR 2022.

O responsável refere que a empresa fabrica filtros de ar para filtrar partículas de 10 mícrons a 0,3 mícrons para insuflação (entradas de ar) ou extrações (saídas de ar) na indústria em geral. “Nestes tempos de incerteza económica e preços de energia descontrolados, na Venfilter apresentamos os nossos filtros mais eficientes energeticamente como parte da solução para o compromisso da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), realizada em Glasgow. Com os nossos filtros mais eficientes em termos de energia, não apenas controlamos o custo económico da ventilação, mas também ajudamos a reduzir a pegada de CO2 dos consumidores”, adianta.

Sobre os objetivos da Venfilter para Portugal em 2022, Albert Alegre realça que, nos últimos anos, “a procura do mercado português tem-nos desafiado para um projeto ambicioso que visa uma maior proximidade com os clientes em Portugal. O nosso objetivo em 2022 é continuar a oferecer produtos de qualidade e um serviço de excelência no setor, abrangendo assim uma maior percentagem de parcerias em Portugal, através de soluções de ventilação e filtragem para melhorar a qualidade do ar interior (IAQ), com consumos moderados de energia. Melhorar a saúde e a qualidade de vida das pessoas removendo do meio ambiente substâncias nocivas que prejudicam nossa saúde”.

REVISTAS

Profei, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Induglobal - Encontros ProfissionaisDaikin - Ar CondicionadoSoliusSiga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial