Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

ERSE divulga análise às ferramentas de comparação de preços de energia

27/05/2022
Estudo de comparação de ferramentas de simulação de preços de eletricidade e gás natural envolveu sete simuladores destinados aos consumidores. Saiba ainda que critérios de análise deve ter em atenção quando usar este tipo de ferramentas.
Imagen

A ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos divulga, no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Energia, dia 29 de maio, um 'Estudo de Comparação de Ferramentas de Simulação de preços de eletricidade e gás natural' que abrangeu os sete simuladores atualmente disponíveis no mercado para os consumidores: ComparaJá, ComparaMais, DECO, ERSE, Payper,

Poupa Energia e Selectra.

Este estudo comparativo, realizado pela ERSE, insere-se no objetivo estratégico de reforçar a confiança e o envolvimento dos consumidores no mercado retalhista de energia. A defesa do interesse público, a proteção dos direitos e dos interesses dos consumidores, em relação a preços, à forma e à qualidade da prestação de serviços, promovendo a sua informação e esclarecimento, são atribuições da ERSE no quadro da Regulação dos setores da eletricidade e do gás natural.

A par dos resultados do estudo, que poderá aceder aqui, a ERSE apresenta um conjunto de dicas para ajudar o consumidor na escolha do melhor tarifário de energia e do respetivo simulador.

1. Como escolher o melhor tarifário de energia?

Existem diversos simuladores de preços de eletricidade e gás natural. Estas ferramentas podem ajudar a conhecer e a escolher a oferta que melhor se adequa ao seu perfil de consumo, de forma a poder reduzir os custos com a fatura de energia.

2. Como funcionam os simuladores?

Alguns simuladores funcionam com base na informação cedida pelos comercializadores, outros recorrem à informação disponível no site da ERSE, relativamente às ofertas de todos os comercializadores. As ferramentas disponibilizadas pela ERSE e pelo Poupa Energia apresentam os dados disponibilizados pelos comercializadores no cumprimento das obrigações de informação, previstos na lei, sendo que cabe aos comercializadores comunicar alterações sempre que as mesmas ocorram.

3. O que devo saber para utilizar um simulador?

As ferramentas disponíveis para simulação são diferentes entre si. Em qualquer caso, todas necessitam de uma estimativa ou dos valores reais do seu consumo (kWh), potência contratada e/ou escalão de consumo, no caso do gás natural.

Quando utilizar um simulador deve ter em conta os seguintes aspetos:

  • Verifique a lista dos comercializadores que é apresentada. Nem todos os simuladores apresentam a totalidade das ofertas disponíveis no mercado.
  • Verifique se a informação disponibilizada está atual. Consulte a lista de comercializadores que atuam no mercado liberalizado aqui.
  • Veja se são apresentados os preços unitários das ofertas, e a forma como é ordenada a lista de resultados. Por defeito, a lista de resultados deve ser ordenada do preço mais baixo para o mais elevado.
  • Se pretender personalizar a sua simulação, deve utilizar as ferramentas que permitem mais opções de configuração.
  • Há ferramentas que dispõem de simulações rápidas ou padrão. Estas servem para transmitir uma ideia global de preço em face de um caso-tipo. Se pretender o preço real para a sua situação em concreto, deverá identificar o seu consumo anual e a potência/escalão desejado.
  • Há ferramentas que agilizam o processo de mudança de comercializador através do contacto com os prestadores de serviço. Verifique as condições de utilização desses serviços.
  • Quanto ao resultado, deve verificar se o mesmo reflete os preços unitários da oferta e a forma como contabiliza os eventuais descontos, reembolsos ou pagamentos de serviços adicionais.

REVISTAS

Profei, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosInduglobal - Encontros ProfissionaisVulcano

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial