Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Saint-Gobain em Portugal ruma ao carbono zero com novo parque fotovoltaico na Leca

15/06/2022

Energia produzida corresponderá a cerca de 25% das necessidades elétricas anuais da fábrica de produção de argila expandida.

Imagen

A Leca Portugal SA, empresa do Grupo Saint-Gobain, inaugurou no dia 2 de junho, o parque fotovoltaico para produção de eletricidade na sua fábrica de Avelar, no distrito de Leiria.

A redução do consumo elétrico da rede e a diminuição da pegada carbónica da unidade de produção de argila expandida são os principais objetivos desta instalação.

A inauguração oficial contou com a presença de Torben Dyrberg (CEO da LECA Internacional), José Martos (CEO da Saint-Gobain Portugal), António Domingues (Presidente da C.M. de Ansião), Fernando Inácio Medeiros (Presidente da Junta de Freguesia de Avelar), representantes das empresas Reenergy e Bluemint (parceiros na execução e financiamento) e da equipa da Leca Portugal envolvida no projeto.

No total, foram instalados 2222 módulos fotovoltaicos numa área de cerca de 1ha nos terrenos da própria fábrica.

Reduzir o consumo elétrico e otimizar a produção

Além de reduzir a fatura energética da fábrica, através da diminuição do consumo elétrico da rede, a iniciativa permite também a otimização da linha de produção. “Um projeto desta natureza tem, obviamente, um objetivo económico, mas neste caso existem outros benefícios que à partida não são tão óbvios, mas que têm também extrema importância para a Leca Portugal SA”, explica Cristina Freire, diretora fabril da empresa.

“Neste momento temos algumas secções da fábrica que, por terem maquinaria altamente consumidora de eletricidade, evitamos, sempre que possível, usar nas horas de ponta. Isto implica que estas secções estejam paradas grande parte da manhã e que tenhamos que trabalhar durante a noite”, diz Cristina Freire.

“Este projeto irá permitir-nos inverter a situação, pois teremos energia a um preço muito inferior durante essas horas. Aqui o ganho deixa de ser apenas económico e passa a ser também de segurança: é muito mais seguro ter a linha a trabalhar durante o dia que durante a noite”, termina.

Imagen

Evitar a emissão de 1105 toneladas de gases com efeito de estufa por ano

"O projeto assume também grande relevância do ponto de vista ambiental e da sustentabilidade. Para além dos benefícios económicos de obtenção de energia a custo mais baixo, o projeto contribui também para a redução do consumo de energia elétrica de origem fóssil, bem como para a utilização de uma fonte de energia endógena”, explica Bernardo Mendonça.

Ainda de acordo com o gestor do projeto, o recurso à energia fotovoltaica permitirá aliviar a pressão sobre a rede elétrica, beneficiando toda a região, assim como diminuir as perdas no seu transporte e, principalmente, contribuir para reduzir em cerca de 1105 toneladas ao ano as emissões de dióxido de carbono da fábrica. Um objetivo que encaixa no compromisso da Saint-Gobain, grupo empresarial que a Leca Portugal SA integra, para reduzir em 30% as emissões de CO2 até 2025 e atingir a neutralidade carbónica até 2050.

“A unidade da Leca Portugal SA apresenta um consumo intensivo de energia para que seja possível a sua operação. Implementar um projeto de produção de energia elétrica de fonte renovável, que permitirá suprir 25% da energia anualmente consumida na unidade, é algo com um impacto bastante positivo, uma vez que há um aumento significativo da componente renovável na energia consumida, diminuindo o consumo de recursos não renováveis e as emissões de CO2”, resume Ana Raquel Fernandes, Sustainability Specialist na Leca Internacional.

Empresas ou entidades relacionadas

Leca Portugal, S.A.
Saint-Gobain Portugal, S.A.

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial