Nipon é tempo de celebrar!
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Rede Eureka reforça cooperação internacional em inovação

22/06/2022
foto
No decorrer da reunião realizada hoje foi aprovada e oficializada a entrada de países de fora da Europa.
A Rede Eureka realizou, hoje, uma reunião entre ministros, secretários de Estado e altos representantes dos Estados-membros da rede Eureka, conjuntamente com representantes da Comissão Europeia, que integra igualmente a rede. No decorrer da mesma foi aprovada e oficializada a entrada, enquanto membros de pleno direito, de países de fora da Europa.

Como explica o governo português, nesse âmbito, e tendo como objetivo reforçar a internacionalização da Eureka e reconhecendo a importância da cooperação transnacional, foi firmada a integração da Coreia do Sul e do Canadá, além de ter sido protocolada a reassociação do Chile.

Por outro lado a importância da rede Eureka, em termos internacionais, com especial enfâse no espaço europeu, oi consolidada através de um Memorando de Entendimento assinado entre a Rede Eureka e a Comissão Europeia, visando o fortalecimento do papel crucial da Eureka no Espaço Europeu de Investigação e na Agenda Europeia de Inovação.

Protocolo que surge na sequência do reconhecimento por parte da Comissão Europeia da contribuição da Rede Eureka na concretização dos objetivos inerentes aos programas de financiamento comunitário para investigação e inovação, como fortalecer as bases científicas e tecnológicas da indústria.

O memorando agora homologado determina o investimento de 2 mil milhões de euros na denominada «Partnership on Innovative SMEs within the European Union’s Horizon Europe Framework Programme for Research and Innovation». Investimento que será realizado por 37 países, Comissão Europeia e indústria, e que permitirá o financiamento de projetos, através do Eurostars e do Innowwide, de atividades de investigação, desenvolvimento e inovação, e da exploração de mercados.

Foi ainda decidido prolongar a Presidência Portuguesa da Rede Eureka até ao final do ano – a data inicial era o final de junho.

Segundo o governo português, os membros participantes da reunião reconheceram, de forma unânime, a importância da rede Eureka no fortalecimento económico num cenário pós pandemia, na adaptação às transformações resultantes da transição energética e digital, como o desenvolvimento de produtos, serviços e processos sustentáveis e digitais, e enquanto uma plataforma de colaboração entre centros de I&D e empresas.

Desde a sua criação, em 1985, a rede Eureka já apoiou com 40 mil milhões de euros, 50 mil pequenas e médias empresas, instituições de ensino superior e centros de investigação, num total de 7 mil projetos de investigação e desenvolvimento.

Keyter: HVAC&R SolutionsUm futuro mais verde faz parte da VulcanoPanasonic Portugal: um design sofisticado e eficiente, com nanoe X para um ar interior mais limpioChillventa: International Exhibition Refrigeration. Nuremberg 11 -13.10.2022Concreta Arquitetura Construçao Desenho Engenharia 13 - 16 outubro 2022

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial