Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Ajudar o ambiente a partir de casa: cinco dicas para reduzir o consumo de energia

O Instalador17/08/2022
Há muitas razões para procurar reduzir o consumo de energia de uma casa, sendo a primeira para ser sustentável e a segunda para poupar.
Imagen

Neste sentido, a Spotahome, uma plataforma de arrendamento de casas que alia a tecnologia ao setor imobiliário, reuniu algumas dicas para ajudar a reduzir contas no final do mês, mas, acima de tudo, para cuidar do planeta:

1. Limitar o consumo dos eletrodomésticos – Em primeiro lugar, é importante ter aparelhos com um rótulo energético de A+ ou superior, com um grau de eficiência mais elevado e com um menor impacto ambiental. Além disso, eletrodomésticos como o forno ou a máquina de secar a roupa, por exemplo, gastam muita energia e podem ser também utilizados com mais cautela. Já nas máquinas de lavar a roupa, é possível reduzir o consumo optando por programas com temperaturas mais baixas e, em outros aparelhos como ar condicionado, é fundamental realizar limpezas regulares aos filtros.

2. Evitar o consumo fantasma – Existem máquinas que podem consumir mais quando estão em stand-by do que quando estão ligadas. Este consumo fantasma ou silencioso, pode fazer com que os gastos sejam mais altos. Nesta lista, estão aparelhos como o micro-ondas, a televisão e o computador.

3. Estar atento à luz – Antes de haver um aumento do uso das luzes LED, o pico de consumo de energia acontecia quando os interruptores eram ligados. Estar atento aos consumos de eletricidade significa também aproveitar ao máximo a luz natural, utilizar cores claras e neutras que criam a sensação de espaços mais amplos e luminosos. Espelhos e portas de vidro também contribuem para deixar entrar os raios de luz para as casas.

4. Ter cuidado com a temperatura das casas – Quando começa o verão, há mais preocupação com o ar condicionado; já no inverno, esta recai sobre os aquecimentos. Estes aparelhos são dos que mais gastam energia e é importante que estejam regulados de forma a cumprirem o seu objetivo sem gastar demasiada energia e dinheiro. Os termostatos digitais que medem a temperatura e a regulam automaticamente são uma boa opção para todas as estações do ano.

5. Tirar máximo partido do calor – Quando se desliga certos dispositivos, como as placas de indução ou o forno, estes não perdem logo o calor. Deste modo, é aconselhável aproveitar enquanto não se perde o calor. Parece óbvio, mas estes são os pequenos detalhes que podem fazer com que se poupe no final do ano. Outra forma para aproveitar o calor é pendurar a roupa que precisa de ser passada a ferro na casa de banho durante os banhos, uma vez que os vapores de água ajudam a alisar: um dois em um!

Prestar atenção ao consumo de energia nas rotinas do dia a dia é fundamental para garantir faturas mais baixas de eletricidade no final do ano. A Spotahome, é uma das startups que cresce mais rápido na Europa e está presente em Portugal desde 2018 em Lisboa, Porto e Coimbra e em mais de 100 cidades na Europa e Dubai. Quer ter um papel ativo no desenvolvimento tecnológico do setor imobiliário e reinventar o modo como se alugam casas: para estadias superiores a 30 dias, as reservas são feitas 100% online com a garantia que as casas foram previamente verificadas antes de estarem disponíveis no site.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosProfei, S.L.Induglobal - Encontros Profissionais

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial