Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Ruído: risco ambiental para a Saúde

30/08/2022
Inteligência artificial ao serviço da monitorização e gestão de ruído ambiental.
Imagen

O ruído é um dos principais fatores de risco ambiental para a saúde, estimando-se que só na Europa ocidental e apenas devido ao ruído de tráfego rodoviário, sejam perdidos anualmente 1,6 milhões de anos de vida saudável. A DBWAVE, empresa do Grupo ISQ, desenvolveu uma solução inovadora, com incorporação de inteligência artificial, para dar resposta a este problema, ajudando diversos sectores da indústria e entidades publicas e privadas.

A exposição ao ruído ambiental pode levar a reações de stress, perturbação do sono, da saúde mental e do bem-estar, deficiência cognitiva nas crianças, bem como efeitos negativos no sistema cardiovascular e metabólico. A OMS identificou o ruído como a segunda causa ambiental mais significativa de doenças na Europa Ocidental, a seguir à poluição atmosférica.

Esta realidade tem colocado uma crescente pressão sobre as organizações que estão relacionadas com a emissão de ruído, caso de infraestruturas de transportes (aeroportos, estradas, caminhos-de-ferro), produção e distribuição de energia, atividades de diversão e lazer, bem como sobre as entidades públicas responsáveis pela gestão do território, como é o caso dos municípios.

Também os governos e a União Europeia, a par com a maioria das organizações internacionais, reconhecendo esta realidade, têm vindo a determinar metas, regras e sanções, com o objetivo de criar condições para a redução deste problema ambiental.

“É neste contexto que surge o projeto MIRA, uma solução inovadora da DBWAVE, empresa do Grupo ISQ, que consiste no desenvolvimento de um sistema inteligente de monitorização de ruído ambiental, com múltiplas configurações, constituído por sonómetros e sensores que comunicam com uma plataforma de gestão, processamento e análise de dados, com capacidade de deteção e classificação de distintos tipos de sons mediante incorporação de inteligência artificial, bem como de notificação de alertas e de informação para a tomada de decisão”, refere a administradora da DBWave, Manuela Marcelino.

Este sistema vai ajudar diversos setores: da indústria a operadores/ infraestruturas de transportes, a municípios e todas as entidades privadas e públicas que sejam responsáveis pelo cumprimento da legislação e regulamentação sobre ruído, e/ou que pretendam uma maior eficiência na gestão dos seus equipamentos produtivos, melhorando o ciclo de produção.

Como funciona?

De modo a atingir os objetivos definidos, a solução proposta consiste num sistema de Monitorização Inteligente de Ruído Ambiental (MIRA), constituído por sonómetros e sensores (hardware) que comunicam com uma plataforma de gestão, processamento e análise de dados (software), com capacidade de deteção e classificação de distintos tipos de sons e eventos sonoros, mediante incorporação de inteligência artificial.

O conceito geral da solução proposta é ilustrado na figura seguinte.

Imagen
  • Um ou mais sensores/monitores de ruído em rede, para medir e processar sinal de som em ambientes exteriores, com mais ou menos capacidade de análise e processamento local – tipicamente serão sonómetros ou estações de monitorização de classe de precisão 1, podendo em certas aplicações serem adequados sensores mais simples do tipo IoT;
  • Um sistema de aquisição de dados recolhidos pelos sensores que permita a monitorização em contínuo dos indicadores de ruído (LAeq curto e derivados) e com acesso ao sinal sonoro (áudio) registado, para análise detalhada, sempre que seja pré-detetada no próprio equipamento uma situação de trigger (configurável) ou continuamente, em streaming de áudio ou por envio intermitente de pacotes de áudio armazenados no equipamento;
  • Uma Plataforma digital integrada, MIRA, para (i) receber, armazenar, e tratar os dados, (ii) monitorizar os indicadores de ruído e sinais de som em tempo real, ou histórico de informação, (iii) analisar os dados de som com algoritmos de inteligência artificial;
  • Algorítmos de inteligência artificial para detetar padrões e identificar sons específicos e conhecidos, detetar anomalias em assinaturas de som e detetar ruídos externos ou contaminantes de amostras de som.

REVISTAS

Siga-nosVulcanoInduglobal - Encontros ProfissionaisProfei, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial