Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Parque solar é composto por 39.564 painéis, com uma potência instalada de 17,4 MWp e uma área de 28 hectares no concelho de Albufeira

Inaugurada Central Fotovoltaica de Paderne com investimento de 18 milhões de euros

09/09/2022
Capacidade de produção anual de 29,6 GWh de energia elétrica vai permitir abastecer mais de oito mil habitações e evitar a emissão de 9.620 toneladas de CO2 por ano.
Central fotovoltaica de Paderne, no concelho de Albufeira

Central fotovoltaica de Paderne, no concelho de Albufeira.

A NextEnergy Capital, empresa de gestão de investimentos e ativos no setor das energias renováveis, e a Frequent Summer, empresa que se foca no desenvolvimento de projetos fotovoltaicos, inauguraram esta sexta-feira, 9 de setembro, a Central Fotovoltaica de Paderne, no concelho de Albufeira, num investimento de 18 milhões de euros.

O feito foi sinalizado num evento que contou com a participação do Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, do Managing Director da NextEnergy Capital, Filinto Martins, e do Representante da Frequent Summer, Rogério da Ponte.

O novo parque solar é composto por um total de 39.564 painéis solares, com uma potência instalada de 17,4 MWp, distribuídos por uma área de cerca de 28 hectares. O projeto tem uma capacidade de produção anual de 29,6 GWh de energia elétrica, que permitirá abastecer mais de oito mil habitações e evitar a emissão de 9.620 toneladas de CO2 por ano.

“Portugal é um país com um elevado potencial de crescimento no que diz respeito à produção de energia solar. A Central Fotovoltaica de Paderne reflete este cenário e mostra a aposta da NextEnergy neste tipo de investimentos. Desta forma, a empresa não só reforça a sua presença global, através da concretização de mais este projeto em Portugal, como contribui para o desenvolvimento económico e sustentável da região do Algarve”, refere Filinto Martins, Diretor Geral do fundo NextPower III (NextEnergy Capital).

José Carlos Rolo, Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, afirma: “fazia falta a Albufeira um investimento desta natureza. Esta central vai dar cobertura a oito mil fogos, tratando-se de uma energia que não polui, é renovável, limpa e silenciosa. Trata-se, por isso, de um bem maior, numa altura em que todos nos confrontamos com diversas áreas de combate, como a crise económica e as alterações climáticas, cujas repercussões vão da alimentação às dinâmicas sociais. Estou muito satisfeito com esta iniciativa e sobre esta Central Fotovoltaica nutro elevadas expectativas”.

Até à data, a NextEnergy Capital possui investimentos em mais de 350 centrais solares, com potência de cerca de 2,5GW. O NextEnergy Group, a que a empresa pertence, foi fundado em 2007 e desde então tem estado ativo no desenvolvimento, construção e operação de projetos solares em diferentes países. Em Portugal, iniciou a sua atividade em 2020, através do seu fundo internacional NextPower III, com a construção desta central que agora se torna no seu segundo projeto em operação no país. Neste momento, o NextPower III tem outros dois projetos em construção em Portugal, com capacidade agregada de 250MWp. No total, o conjunto de todos investimentos que tem em curso vai permitir à empresa atingir uma capacidade instalada na ordem dos 300 MW em Portugal.

O novo parque solar é composto por um total de 39.564 painéis solares
O novo parque solar é composto por um total de 39.564 painéis solares.
“Devido à elevada exposição solar, o Algarve apresenta condições meteorológicas únicas para o estabelecimento de uma Central Fotovoltaica, para além de ser uma região que já tem conhecimento, capacidade instalada e recursos humanos preparados para desafios e investimentos como este. Por todas essas razões, a estratégia da Frequent Summer vai passar não só por esta central, mas também por outros projetos ainda em desenvolvimento”, afirma Rogério da Ponte, representante da Frequent Summer.

A Frequent Summer, participada pelo Grupo Asunim e Cardinal Flexível - que constituem uma referência internacional na energia solar fotovoltaica - tem a capacidade de planear, projetar e desenvolver sistemas fotovoltaicos, eólicos ou de hidrogénio verde (H2V). Enquanto um dos principais impulsionadores de parques solares fotovoltaicos em Portugal, a empresa conta já com mais de 400MW desenvolvidos, uma capacidade que pretende continuar a aumentar.

Com a recente aposta no desenvolvimento de projetos de hidrogénio verde, a Frequent Summer pretende continuar a contribuir para um Portugal mais sustentável, amigo do ambiente e com tendência a diminuir a dependência de energia externa.

REVISTAS

Induglobal - Encontros ProfissionaisSiga-nosSoliusDaikin - Ar CondicionadoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Profei, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial