Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Eaton poderá carregar até 350 veículos elétricos

12/09/2022
E isso graças a uma microrrede inteligente ligada a fontes de energia fotovoltaica.
Imagen

A Eaton, empresa de gestão inteligente de energia, juntou-se a quatro outras empresas na Suíça para construir um demonstrador de microrrede que será capaz de fornecer eletricidade às empresas locais e carregar até 350 veículos elétricos.

Localizado no parque industrial e comercial Y-PARC em Yverdon-les-Bains, o demonstrador, denominado SunnYparc, incluirá estações de carregamento de veículos elétricos ligadas através de uma microrrede inteligente a empresas locais e fontes de energia fotovoltaica. Dentro da microrrede, serão explorados vários modos de controlo e estratégias de preços, com o objetivo de demonstrar que a tecnologia veículo à rede (V2G) tem o potencial de aliviar a elevada procura na rede elétrica Suíça e assim eliminar ou reduzir a dependência dos combustíveis fósseis.

As outras empresas participantes no SunnYparc são: Planair, para gestão de projetos; Yverdon Energies para parte da instalação fotovoltaica, implementação e gestão da microrrede e infraestrutura de carregamento; Smart Energy Link (SEL) para o desenvolvimento do sistema de controlo inteligente; e Virtual Global Trading (VGT) para a implementação de um serviço de agregação de flexibilidade e o desenvolvimento de tarifas dinâmicas ligadas ao mercado da eletricidade.

O papel da Eaton centrar-se-á no desenvolvimento e fornecimento de estações de carregamento AC e DC de alto desempenho, Eaton Green Motion, começando com a instalação de 25 estações (cinco delas bi-direcionais) até ao final de 2022, escalonando rapidamente a partir daí.

François Randin, CEO da Eaton Green Motion, afirmou a este propósito que: "as empresas estão a sofrer aumentos acentuados nos preços da energia e procuram alguma autossuficiência energética. A demonstração do SunnYparc irá mostrar-lhes uma alternativa. Demonstrará como podem poupar dinheiro e tornar-se mais resistentes à energia através de uma infraestrutura inteligente de carregamento de veículos elétricos apoiada por energias renováveis”.

O projeto visa a instalação de energia fotovoltaica para produzir mais de um GWh por ano (1 milhão de kWh) e envolve até 350 veículos elétricos a serem carregados em diferentes períodos da semana num total de 250 estações de carregamento.

A microrrede tirará partido da “diversidade de utilização” dos veículos elétricos ligados ao SunnYparc ao longo de cada semana para obter o máximo benefício da sua carga e descarga. O que isto significa na prática é que os algoritmos que controlam a microrrede irão gerir inteligentemente o fluxo de energia entre VE, VP e edifícios para enviar a energia disponível para onde é necessária, quando é necessária, e disponibilizar a energia em excesso e a capacidade de armazenamento de energia para a rede, se necessário, mediante uma taxa (isto é conhecido como flexibilidade).

Quando SunnYparc necessita de energia da rede para apoiar a sua própria produção fotovoltaica, a microrrede pode determinar o período menos dispendioso para a adquirir e armazenar, embora o objetivo seja alcançar um elevado grau de autossuficiência através da gestão eficaz de todos os fluxos de energia disponíveis. O benefício para a rede deste tipo de agregação inteligente é que liberta a rede de ligar muitos veículos num só local, bem como oferece a flexibilidade equivalente de uma grande bateria estacionária nas baterias de todos os veículos elétricos ligados aos carregadores.

O quadro regulamentar suíço é único na Europa porque permite a privatização de partes da rede elétrica em microrredes dentro das quais é permitido um preço flexível da eletricidade. A flexibilidade identificada durante o projeto SunnYparc será quantificada e serão desenvolvidos modelos pioneiros de estratégias de preços, permitindo que este conceito seja replicado a uma escala ainda maior e mais ampla.

Espera-se que o projeto revele resultados úteis também para outros países à medida que estes desenvolvem novas formas de gerir a flexibilidade energética que será necessária para equilibrar a rápida descarbonização.

REVISTAS

Induglobal - Encontros ProfissionaisProfei, S.L.Daikin - Ar CondicionadoSoliusLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial