Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

EnR divulga estudo sobre as Comunidades de Energia Renovável na Europa

24/11/2022
EnR divulga estudo sobre as Comunidades de Energia Renovável na Europa
Imagen

Realizado pela European Energy Network, EnR, sob a Presidência da ADENE, o estudo, que analisa as Comunidades de Energia Renovável na Europa, focou-se no papel das Agências Europeias de Energia na implementação das Comunidades de Energia Renovável (CER), quer a nível de formulação de políticas, como de implementação de projetos em cada Estado-membro.

Como explica a ADENE, o documento apresenta uma visão geral da implementação das CER nos 13 países (12 estados-membros da UE + 1 estado não membro da UE), analisados, enquanto propõe medidas de melhoria ao desenvolvimento das CER.

Uma das conclusões do estudo é a de que as CER podem ter uma ampla aplicação, abrangendo praticamente todos os setores da atividade na Europa. há, no entanto, vários obstáculos a ultrapassar. Sendo que as Agências da EnR propõem várias soluções para ultrapassar os obstáculos identificados, por forma a promover as Comunidades de Energia Renovável, “que podem ter um contributo significativo nas metas da transição energética, com todos os benefícios socioeconômicos e ambientais inerentes”.

Algumas conclusões do estudo:

  • Os atuais contextos geopolíticos e do mercado energético exigem uma aceleração drástica no sentido de uma energia limpa. As comunidades de energias renováveis apresentam uma excelente oportunidade de fornecer energia de carbono zero a preços acessíveis.
  • As Comunidades de Energias Renováveis podem ter uma ampla aplicação, cobrindo praticamente todos os sectores de atividade, o que é uma motivação inspiradora e abre múltiplas oportunidades de replicação.
  • Contudo, ainda existem vários estrangulamentos nos países envolvidos no estudo, que criam dificuldades ou barreiras relevantes para uma implantação mais ampla das Comunidades de Energias Renováveis. Muitas destas barreiras estão relacionadas com os quadros legislativos existentes (com diferenças significativas entre países), mas existem também outras questões que impedem uma adoção mais ampla.
  • As Agências da EnR propõem várias soluções para ultrapassar os obstáculos identificados e promover Comunidades de Energias Renováveis em maior escala, de modo a ter um impacto mais significativo nos objetivos da transição energética, com todos os benefícios socioeconómicos e ambientais inerentes.
  • Até agora, a contribuição das Agências da EnR para o desenvolvimento e implementação de políticas de REC, não é significativa. Mas, as Agências da EnR têm os conhecimentos especializados para ajudar na promoção/implementação da criação de CER nos 13 países analisados e poderiam ter um papel mais proactivo neste processo.
  • As Agências da EnR, como organizações centrais no sector da energia, podem ser facilitadoras das CER. São apresentadas várias recomendações para reforçar a participação das agências nacionais na promoção/divulgação das CER, promovendo assim a sua adoção crescente como uma ferramenta poderosa para a transição energética.

REVISTAS

Siga-nosVulcanoInduglobal - Encontros ProfissionaisLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Profei, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial