Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Trabalhar a partir de casa para poupar energia

28/11/2022
Estudo 'Expense Management in Times of Inflation: How to Improve Employee Experience' indica que há entidades patronais que estão a incentivar o home office por forma a pouparem nas contas de eletricidade e aquecimento do escritório.
Imagen

45% dos colaboradores europeus são encorajados a trabalhar a partir de casa. Esta é uma das conclusões do estudo 'Expense Management in Times of Inflation: How to Improve Employee Experience', levado a cabo pela SAP Concur, entre julho e agosto deste ano. A razão para este “incentivo” prende-se com o objetivo de poupar nas contas de eletricidade e aquecimento do escritório.

Em contrapartida 47% dos inquiridos afirma que vão passar mais tempo no escritório para reduzir o consumo de energia em sua casa, caso o seu empregador não ajuste a política de despesas para fazer face ao aumento da inflação.

Contudo, algumas empresas têm vindo a apoiar os seus colaboradores - 50% afirma que a entidade patronal efetuou um pagamento único para fazer face ao aumento de custo de vida.

Sobre esta análise João Carvalho, Head of SAP Concur | Southern Europe and Africa, refere que "com a crise do custo de vida que enfrentamos é ainda mais importante que as empresas questionem as políticas existentes inerentes ao trabalho híbridos e aos processos de gestão de despesas. Políticas e processos que possam não ter sido os ideais, mas ainda assim amplamente aceites, podem agora tornar-se problemáticas para a experiência do colaborador. As despesas têm tido um papel subvalorizado no envolvimento dos colaboradores, pois estas demonstram o cuidado, das organizações, pelo colaborador e a vontade de cuidar do seu bem-estar. Contudo, os processos de despesas são fonte de preocupação para os colaboradores – quer seja o medo de, acidentalmente, cometer uma fraude ou de não serem reembolsados a tempo”.

A opinião do executivo é a de que “a automatização pode ajudar, sem dúvida, a acelerar processos e aliviar muita da ansiedade associada a despesas, contudo muitas empresas dependem ainda, e de forma excessiva, de processos manuais. Quando questionados sobre como a sua empresa poderia simplificar o processo de reembolso, 50% dos colaboradores apontam para a automatização do processo – a opinião mais consensual encontrada pela nossa investigação“.

O que diz o estudo

  • 58% dos colaboradores preocupa-se que os reembolsos em atraso impactem as suas finanças pessoais. Responsáveis nas empresas por estas decisões, RH e Financeiros, concordam: 36% afirma que a situação económica atual pode significar que as despesas dos colaboradores venham a ser pagas com atraso, o que poderá vir a resultar que os mesmos não consigam fazer face aos seus compromissos pessoais.
  • 46% dos colaboradores afirmam que os processos de reembolso são tão complexos e/ou demorados que acabam por não apresentar as despesas mais baixas. 58% estão preocupados por estarem a perder, a nível financeiro, por conta de despesas não apresentadas (por exemplo: perda recibos/faturas, não submeter a tempo).
  • Embora as políticas de despesas contribuam, durante um aumento de custo de vida, para a satisfação dos colaboradores, são poucas as empresas que estão a ajustar-se para agir em conformidade. 45% dos responsáveis pela tomada de decisão constatam que os colaboradores podem ficar ainda mais insatisfeitos se não ajustarem a sua política de despesas como resposta à inflação.
  • Os colaboradores admitem preocupações aquando do pedido para reembolso das suas despesas. 49% receia que os seus diretores pensem mal deles por apresentarem pedidos de reembolsos altos. Já 48% preocupam-se caso cometam, de forma involuntária, algum tipo de fraude ao errarem nos processos ou realizarem compras não autorizadas. 54% salienta a sua preocupação em deixar, caso arquivem mal as suas despesas, os seus supervisores numa situação desconfortável.

REVISTAS

Profei, S.L.Induglobal - Encontros ProfissionaisVulcanoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial