Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

O setor em perspetiva para 2023

Nuno Roque | Secretário-Geral da APIRAC26/01/2023

Na APIRAC estamos absolutamente focados nestas transformações e plenamente empenhados em contribuir para um Setor cada vez mais forte e implícito no desenvolvimento do País.

Imagen

As novas regras para fumar em espaços fechados - como restaurantes, bares e discotecas - entraram em vigor. Este assunto foi tema tratado em 2022, na Circular n.º 33/2022. Nela adiantávamos, por exemplo, que a partir de 100 m2 na área dedicada aos clientes e um pé-direito de, pelo menos, 3 m, poderão, mediante o cumprimento de requisitos técnicos, garantir a possibilidade de ter ou manter espaços interiores onde ainda será possível fumar. Para tal, terão de existir sistemas de ventilação constituídos por equipamentos de insuflação e extração, com variadores de velocidade e comandados por pressostato diferencial que garanta a depressão no local onde é permitido fumar.

A ventilação irá também ser protagonista na reformulação da Diretiva do Desempenho Energético dos Edifícios (EPBD), atualmente transposta para a legislação nacional através do Decreto-Lei n.º 101-D/2020, e demais legislação assessória, integrando as rotinas de inspeções obrigatórias e a certificação energética.
Aliás, 2023, será um ano de grandes novidades regulamentares para o Setor. Poderemos dizer que será um ano “0” para uma nova fase na vida europeia relativamente a questões de ordem energética e ambiental dos edifícios, e dos sistemas e equipamentos que neles coexistem. Para além da EPBD, outros diplomas impactados com a estratégia europeia REPOWER-EU, que concretiza o plano GREEN DEAL em medidas mais realistas quanto às possibilidades de descarbonização da sociedade, irão ser alvo de revisão em 2023, designadamente as Diretivas de Eficiência Energética e de Energia de Fontes Renováveis.
Em 2023, teremos também a revisão do Regulamento dos F-Gases, de cujos contornos dependerá o futuro das empresas do Setor, particularmente do segmento de instalação e manutenção (este tem sido ao longos dos dois últimos anos uma das preocupações centrais da APIRAC junto dos seus parceiros europeus e da tutela em Portugal).
2023 é ainda o ano do lançamento do processo relativo às inspeções aos sistemas técnicos de edifícios, que de acordo com a legislação em vigor, terão de se iniciar até 1 de julho de 2024.

Em todas estas dimensões, as Bombas de Calor e os fluidos alternativos serão preponderantes da “nova realidade”, à qual as empresas terão de atender e adaptar. Se se costuma de dizer “ano novo, vida nova”, este será o ano “0” de uma vida nova que se aproxima. Na APIRAC estamos absolutamente focados nestas transformações e plenamente empenhados em contribuir para um Setor cada vez mais forte e implícito no desenvolvimento do País.

A cadeia de valor do Setor representa agora 2.000 M€, o que corresponde a cerca de 1% do PIB nacional. São 550 empresas Associadas, 25.000 postos de trabalho, 3% das exportações nacionais de máquinas. Milhares de agentes de mercado orientados para a diminuição dos consumos energéticos, melhorando rendimentos, com responsabilidade ambiental e consagrando a satisfação no cliente final.

REVISTAS

Induglobal - Encontros ProfissionaisSiga-nosDaikin - Ar CondicionadoProfei, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Solius

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial