Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

2022: 57,2% da energia produzida teve origem renovável

12/01/2023
Imagen
Dados divulgados pela APREN indicam que, no ano passado, em Portugal Continental foram gerados 44 253 GWh de eletricidade.
A APREN – Associação de Energias Renováveis divulgou, no Boletim Eletricidade Renovável de dezembro de 2022, os últimos dados do país. E os números indicam que em Portugal Continental foram gerados 44 253 GWh de eletricidade no acumulado dos meses de janeiro a dezembro de 2022, dos quais 57,2% foram de origem renovável. Valor que indica uma diminuição de 6,1% quando comprado com 2021. De notar que 29% da energia renovável teve como origem a eólica, seguido da hídrica (14%) e da biomassa (7,5%).

No mês passado foram gerados 4 627 GWh de eletricidade, dos quais 78,0 % tiveram renovável. Como explica a APREN, em dezembro houve um aumento de 37,7%face a dezembro de 2021. A explicação deve-se maioritariamente ao aumento da produção hídrica e eólica, que contribuíram com 2 087 GWh e 1 617 GWh para a produção em dezembro face aos 763 GWh e 1 070 GWh, respetivamente, no período homólogo do ano passado. Nota ainda para o facto de que, no mês passado, tanto a produção hídrica como a eólica atingiram o maior valor mensal no ano de 2022, o que levou ao maior valor de incorporação renovável.

Na análise da eletricidade renovável na Europa verifica-se que, no ano passado, Portugal foi o quarto país com maior incorporação renovável na geração de eletricidade, ficando atrás da Noruega, Áustria e Dinamarca, que obtiveram 99,2%, 78,1% e 77,8%, respetivamente, a partir de FER. De 1 a 31 de dezembro, ficou em segundo lugar nos países considerados, com maior incorporação renovável na Europa.

No acumulado dos meses de janeiro a dezembro de 2022, o setor electroprodutor emitiu um total de 6,0 MtCO2eq, sendo que o setor da eletricidade renovável evitou a emissão de 8,0 MtCO2eq e o gasto de 4 531 milhões de euros na importação de gás natural. Por outro lado, e no mesmo período, foi registado um preço médio horário no Mercado Ibérico de Eletricidade em Portugal de 167,9 euros/MWh, sendo este valor de 96,6 euros/MWh no mês de dezembro. de referir ainda que, entre 1 de janeiro e 31 de dezembro, a Produção em Regime Especial (PRE) permitiu uma poupança acumulada de 8 559 milhões de euros e de 708 milhões de euros só no mês de dezembro.

REVISTAS

Profei, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Induglobal - Encontros ProfissionaisSoliusSiga-nosDaikin - Ar Condicionado

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial