Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Que lubrificante promove maior eficiência numa turbina eólica?

INEGI19/01/2023

INEGI ajuda a responder à questão.

Imagen

As turbinas eólicas estão equipadas com transmissões mecânicas por engrenagens que transmitem enormes quantidades de energia. Logo, qualquer ganho de eficiência resulta em ganhos práticos significativos. Ciente disto, a Ventient Energy, em parceria com o Grupo SERMEC, desafiou o INEGI a identificar o melhor lubrificante para atingir a eficiência máxima numa transmissão mecânica por engrenagens com uma potência nominal de 2.5 MW.

Para responder a esta pergunta foram testados vários lubrificantes diferentes, teoricamente equivalentes. Mas em determinadas condições, verificaram-se diferenças na eficiência global do sistema a rondar 1%, o que é significativo dadas as elevadas potências envolvidas. De igual forma, a escolha do lubrificante também impacta a vida útil do equipamento, já que este previne danos nos equipamentos, intervenções não planeadas, e elevados custos de reparação.

Carlos Fernandes, responsável pelo projeto no INEGI, explica que a equipa “tem vindo a desenvolver metodologias de teste de fiabilidade e eficiência em órgãos mecânicos, bem como os próprios bancos de ensaio. Esta experiência permitiu-nos definir a metodologia de teste e os requisitos de ensaio experimental, assim como as atualizações a fazer ao banco de ensaios, de modo a responder a este desafio”.

Após a recolha dos dados, a equipa do INEGI procedeu à interpretação científica e à modelização numérica da potência dissipada da transmissão por engrenagens ensaiada. ”Nós operamos com modelos de potência dissipada em transmissões mecânicas, reconhecidamente fiáveis, que nós próprios desenvolvemos. Estes modelos permitem prever com confiança o comportamento da transmissão mecânica em condições de funcionamento que não são necessariamente testadas. No setor da energia eólica, onde as condições de funcionamento mudam com frequência, esta torna-se uma ferramenta importante”, afirma Carlos Fernandes.

Este projeto juntou o INEGI ao Grupo SERMEC, dedicado à produção e manutenção de componentes de turbinas eólicas, e à Ventient Energy, empresa de produção de energia eólica.

REVISTAS

Daikin - Ar CondicionadoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosProfei, S.L.Induglobal - Encontros ProfissionaisSolius

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial