Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Descarbonização da economia: novos desafios para Edifícios

Revista O Instalador29/03/2018
Existe a necessidade global de tornar os edifícios mais energeticamente eficientes e de baixo carbono, pois atualmente estes consomem cerca de um terço da energia mundial, tendo os consequentes impactos ambientais associados, e são igualmente o setor com maior potencial de aumento do desempenho energético.
Imagen

Texto_ISQ

Atualmente, acelerar a transição para uma economia de baixo carbono, é um desafio central e prioritário da União Europeia (UE).

Esta aposta política pode verificar-se com a ambiciosa iniciativa da União Energética, e mais recentemente no lançamento do pacote da Energia Limpa para todos os Europeus, em Novembro de 2016.

Este pacote, visa acelerar, transformar e consolidar a transição da economia da UE para as energias limpas, gerando emprego e crescimento em novos setores económicos e modelos de negócios. Este abrange a eficiência energética, as energias renováveis, a configuração do mercado da eletricidade, a segurança do aprovisionamento e as normas de governação da União da Energia.

O pacote proposto prossegue três objetivos principais: ·Dar prioridade à eficiência energética; ·Assumir a liderança mundial nas energias renováveis; Estabelecer condições equitativas para os consumidores. No que concerne aos edifícios, são esperadas alterações na Diretiva da Eficiência Energética (2012/27/EU), nomeadamente na revisão do objetivo da eficiência energética vinculativo a nível da UE de 30 % até 2030 (ao invés dos 27% acordados em 2014), bem como reforçar as obrigações de energia dos produtores e distribuidores de energia e ainda alterar os requisitos ao nível da contagem de energia (elétrica e térmica).

De igual modo, prevêem-se revisões na Diretiva do Desempenho Energético de Edifícios (2010/19/EU) para incentivar que os edifícios se tornem mais inteligentes, através da adoção de utilização das tecnologias de informação e comunicação que possam controlar o seu funcionamento de forma eficiente, e ainda promover o aumento da renovação dos edifícios.

A transição para uma economia de baixo carbono e a sua efetiva implementação na sociedade constitui, portanto, uma oportunidade de negócio e de geração de emprego, assente em tecnologias inovadoras, novas práticas e igualmente em novos modelos de negócio.

A investigação e desenvolvimento desempenha um papel importante nesta transição, através do alargamento das opções tecnológicas, bem como para encontrar formas para diminuir os seus custos de investimento e desta forma potenciar a sua adoção na economia.

Neste contexto, apresentam-se de seguida dois projetos europeus de Investigação e Desenvolvimento que visam criar ferramentas para apoiar a melhoria o desempenho energético e a sustentabilidade em edifícios, cujo desenvolvimento conta com o contributo do ISQ e uma significativa participação portuguesa.

(continua).

Nota: Este artigo técnico foi publicado na edição de Julho/Agosto de 2017 da nossa revista.

Caso queira aceder à versão integral, solicite a edição, e contacte-nos através dos seguintes meios:

Telefone: 21 761 57 20

E-mail: oinstalador@gmail.com

REVISTAS

SoliusDaikin - Ar CondicionadoSiga-nosProfei, S.L.Induglobal - Encontros ProfissionaisLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial