Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Grupo ISQ testa sonda de cortiça para Marte

Revista O Instalador02/04/2018
Engenharia portuguesa pretende que as amostras de Marte cheguem intactas à Terra.
Imagen

O ISQ está envolvido num novo projecto para a exploração de Marte. Trata-se de um projecto desenvolvido para a Agência Espacial Europeia (ESA), coordenado pela Amorim, que conta com a participação do ISQ, do PIEP e da Critical Materials.

O objectivo das duas missões, Mars Sample Return (NASA e ESA) e Phootprint- Phobos Sample Return (ESA), é o de enviar sondas para Marte, recolher o rególito marciano e de seguida transportá-lo para o planeta Terra.

O projecto desenvolvido por este conjunto de entidades portuguesas teve como objectivo o desenvolvimento de um sistema de escudo de protecção térmica e amortecimento de choques na aterragem a incorporar nas 2 missões referidas anteriormente.

Este projecto foi composto por diversas fases: a Engenharia, a construção e testes do demonstrador do escudo de protecção térmica e amortecimento de choques na aterragem.

A Amorim, líder do projecto, construiu o demonstrador, enquanto a Critical Materials procedeu ao desenvolvimento da engenharia. O ISQ e a PIEP ficaram encarregues dos testes de desenvolvimento, sendo que o ISQ ficou também responsável pelos testes de validação final do demonstrador, executados nas suas instalações de Castelo Branco.

Durante a fase de desenvolvimento tecnológico do sistema foram realizados ensaios mecânicos, ensaios de condutividade térmica, de calor específico, de impacto e de caracterização de materiais. Este sistema será colocado num veículo que trará amostras de Marte para a Terra.

O objectivo é conseguir que essas amostras oriundas de Marte cheguem intactas à Terra.

Na fase de validação final foi realizado um ensaio de impacto, onde foi simulada a aterragem da sonda.

O projecto atingiu os objectivos planeados, embora seja um projecto a longo prazo.

Estamos perante uma solução de engenharia portuguesa, que exigiu mais de 2 anos de trabalho e um investimento de 400 mil euros, com a mais-valia de ser uma solução mais leve, mais simples, 25% abaixo do peso máximo exigido.

REVISTAS

Induglobal - Encontros ProfissionaisVulcanoSiga-nosProfei, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial