Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Efaflu: um mundo de ofertas empresariais

Revista O Instalador31/12/2018
No sector da reabilitação urbana, a EFAFLU apresenta uma variada gama de equipamentos para as diversas especialidades abrangidas, nomeadamente SCIE, Abastecimento de Água e Saneamento, afirmando-se como fabricante português de sistemas de bombagem, com soluções estandardizadas e personalizadas para cada situação específica.
Imagen

Texto e Imagem: Efaflu

Vive-se numa época em que é valorizada a história de um determinado espaço, o ambiente e a energia que este transmite, sendo evidente o atual interesse da nova geração de turistas pelo vintage, pelo rústico e pelas vivências de outrora que a conservação e reabilitação de uma determinada infraestrutura imortalizou.

Esta procura conduziu à urgente necessidade de aumento do número de dormidas nos principais polos de turísticos, impulsionando fortemente o sector da construção e conferindo um forte contributo ao crescimento da economia nacional.

A reconversão de espaços obsoletos em infraestruturas para fins hoteleiros representa atualmente a maior fatia do setor da reabilitação urbana, sendo inúmeros os casos de sucesso e os projetos premiados espalhados pelo território nacional. Esta tendência coloca desafios a todos os stakeholders envolvidos, desde a fase de projeto à conceção da infraestrutura.

O enquadramento de uma nova infraestrutura num edifício existente, que obedeça aos atuais requisitos construtivos e elevados patamares de qualidade que o mercado exige, leva à procura constante de soluções construtivas adaptadas a esta realidade, sendo um desafio à criatividade dos fabricantes de equipamentos e material para construção.

Neste setor, a EFAFLU apresenta uma variada gama de equipamentos para as diversas especialidades abrangidas, nomeadamente SCIE, Abastecimento de Água e Saneamento, afirmando-se como fabricante português de sistemas de bombagem, com soluções estandardizadas e personalizadas para cada situação específica.

Particularizando o sector do abastecimento de água, a crescente solicitação das redes de abastecimento público levam cada vez mais à redução das pressões nas mesmas, revelando-se na maioria dos casos insuficientes ao abastecimento de água dentro dos padrões de qualidade, sobretudo em edifícios em altura, sendo requerida a pressurização da rede predial dos mesmos.

A EFAFLU concebeu para este ramo diversas Centrais Hidropressoras, onde destaca a AQUA PREMIUM, uma central perfeitamente enquadrada nas necessidades que um edifício reabilitado exige, composta por duas ou mais bombas, (Por ex: 1+1; 2+1;3+1 …), com variador de frequência dedicado a cada bomba, funcionando as mesmas de forma isolada, com alternância de funcionamento a cada ciclo ON/OFF, ou em simultâneo, sempre que as solicitações na rede predial o exijam.

(As Centrais fornecidas pela EFAFLU são produtos chave na mão, incluindo todos os acessórios necessários à alimentação elétrica e interligação com a rede de águas existente no local).

A variação de frequência dedicada a cada bomba impõe à rede a abastecer uma pressão constante pré-definida pelo utilizador, adaptando o funcionamento da bomba às necessidades da rede e garantindo um conforto hidráulico de excelência.

Como tal, em situações de baixo consumo o funcionamento das bombas da central AQUA PREMIUM realizar-se-á num regime de baixa frequência e baixo consumo energético, sendo esta performance alterada de acordo com as solicitações da rede.

A lógica de funcionamento da central é realizada através de um autómato programado, instalado no Quadro Elétrico Premium que incorpora o Controlador Premium.

Este controlador, desenvolvido especificamente para aplicações hidráulicas, permite monitorizar, visualizar e listar gráficos de tendências e listagens oferecendo desta forma uma gestão rigorosa do sistema, que se materializa numa gestão eficiente de energia e num produto amigo do ambiente.

O controlador Premium tem a responsabilidade da proteção e controlo do sistema, integrando um painel de visualização tátil, de 3.5".

Este sistema autónomo garante a gestão otimizada dos conversores de frequência, variando o caudal e mantendo a pressão constante, da forma mais eficiente. Oferece ainda a possibilidade de seleção da melhor sequência de serviço e rotatividade das bombas.

Através do painel, é possível aceder aos valores de energia consumidos por bomba e na totalidade do sistema. Através de cartão microSD, incluído, é possível a atualização e armazenamento dos parâmetros de programação do sistema, eventos e avarias.

Nota Editorial

Artigo publicado na edição de Dezembro de 2018 da nossa revista.

Caso queira aceder à edição, na íntegra, contacte-nos através dos seguintes meios:

Telefone: 21 761 57 20

E-mail: oinstalador@gmail.com

Empresas ou entidades relacionadas

Efaflu - Bombas e Ventiladores, S.A.

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial