Atualidade sobre as universidades e centros de investigação
ISEL lança segunda edição de mestrado em matemática aplicada para a Indústria
A primeira fase de candidaturas termina a 29 de abril.
A primeira fase de candidaturas termina a 29 de abril.
Uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra (UC) desenvolveu um conjunto de protótipos eficientes e de baixo custo para refrigeração – frigoríficos e arcas congeladoras – alimentados a energia solar (painéis fotovoltaicos), para zonas onde não existe acesso a eletricidade.
Em 2022/2023, o Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro tem 25 vagas para o novo curso mestrado em Projeto de Estruturas, focado na utilização de ferramentas de cálculo avançado para o projeto de estruturas. Este mestrado pretende formar uma nova geração de profissionais especializados, preparados para enfrentar os desafios resultantes da inserção num mercado de trabalho nacional e internacional cada vez mais competitivo...
O Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), em parceria com a Infraestruturas de Portugal S.A. (IP), lança pós-graduação em Especialização em Engenharia Ferroviária. Com uma forte componente prática, o curso pretende responder às necessidades do país em técnicos qualificados na área ferroviária. A primeira fase de candidaturas termina a 28 de fevereiro.
Cátedra High Performance Computing lançada pela Universidade de Évora (UÉ).
Os ‘Nova impACT! Challenges’ estão de volta com o apoio do Santander Universidades – sob o lema ‘Melhorando a sociedade hoje e no futuro’ – e qualquer empreendedor que faça parte da comunidade académica, seja de que universidade for, ainda se pode candidatar até 29 de setembro na plataforma digital do Santander.
Pós-Graduação é ministrada pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP). A Carrier é uma das empresas que apoia a iniciativa.
Candidaturas até 10 de setembro de 2021.
As candidaturas estão abertas até ao próximo dia 8 de fevereiro.
Trabalho é liderado em Portugal pela Universidade de Évora (UÉ).
O Laboratório computacional de alto desempenho para análise de big data da Universidade de Évora (BigData@UE) vai contar, no início deste ano, com dois equipamentos NVIDIA DGX A100, de capacidade global de 2x5 petaflops, 16 GPUs A100, 640GB de memória das GPUs e 2 TB de memória RAM.
O CERIS foi uma das instituições de investigação envolvidas neste projeto europeu, desempenhando um papel fundamental nas várias etapas.
Pós-gradução, lançada pelo ISEP - Instituto Superior de Engenharia do Porto, decorre de março a julho de 2021.
Um consórcio europeu de universidades e empresas, liderado pela Universidade de Coimbra (UC), desenvolveu uma solução inovadora que permite popularizar os sistemas de construção modular híbrida, um tipo de construção versátil que oferece o melhor de dois mundos - é uma construção rápida e económica, segura e amiga do ambiente.
Curso começa a 15 de janeiro de 2021 e é organizado pelo Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.
A Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ) comemorou no mês de novembro, dez anos de existência desde a sua constituição em 2010, completando a primeira década de contributos para a transição energética.
O que é o fabrico aditivo? Como é usado na indústria? Como é o dia-a-dia de um engenheiro que trabalha nesta área?
O projeto SFERA-III (Solar Facilities for the European Research Area) abriu, dia 16 de novembro, a 3ª campanha transnacional de propostas de acesso a instalações de solar térmico de concentração.
O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, inaugura, esta segunda-feira, 16 de novembro, a capacitação da rede interna, no âmbito do projeto RCTS 100, e testemunha a assinatura do protocolo para a instalação de um Centro de Competência em Computação Avançada, uma iniciativa INCoDE.2030
Economia Circular. O que é e por que princípios se rege? Que modelos de negócio, que políticas públicas, que incentivos e que benefícios associados nos propõe? Estas são algumas das perguntas a que esta nova formação da UNAVE-UA, Introdução à Economia Circular, se propõe dar respostas.
A Ordem dos Engenheiros (OE) congratula-se com os resultados da 1.ª fase do concurso nacional de acesso, que demonstram que as engenharias se mantêm na liderança nas preferências dos candidatos que optam pelo ensino superior.
oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal