Grupo Midea SGT
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Universidade de Coimbra participa no projeto internacional RePowerE(d)U

08/07/2024
Objetivo é desenvolver programas de formação contínua em eficiência energética e energias renováveis com recurso a ferramentas didáticas inovadoras, como a realidade virtual ou realidade aumentada.
Imagen
O Instituto de Sistemas e Robótica (ISR), centro de investigação associado à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), participa em projeto europeu de formação e capacitação em soluções energéticas inovadoras. Trata-se do “RePowerE(d)U”, um projeto financiado pelo Programa LIFE, que pretende desenvolver programas de formação contínua em eficiência energética e energias renováveis com recurso a ferramentas didáticas inovadoras como a realidade virtual ou realidade aumentada.

Nuno Quaresma, investigador do ISR, explica que “o principal objetivo é a criação de programas de qualificação e formação contínua destinados a instaladores, técnicos, especialistas, operadores, proprietários e a consumidores e produtores de energia proveniente de fontes renováveis”.

O coordenador do projeto acrescenta ainda que os programas de formação “centrar-se-ão em soluções inteligentes para sistemas energéticos de edifícios que integrem medidas de eficiência energética, nomeadamente produção de eletricidade a partir de energias renováveis, armazenamento de energia, mobilidade elétrica, resposta à procura, que visem um melhor aproveitamento das energias renováveis e o nivelar dos picos de consumo de energia, desenvolvendo e explorando a flexibilidade energética que pode ser proporcionada pelos edifício”.

Da esquerda para a direita Pedro Dias e Nuno Quaresma
Da esquerda para a direita Pedro Dias e Nuno Quaresma
O REPowerE(d)U irá utilizar ferramentas didáticas inovadoras, usufruindo de tecnologias como realidade aumentada e realidade virtual de forma a transmitir conhecimento em soluções inteligentes e inovadoras de energia para edifícios.

Face a isto “o projeto desenvolverá sete programas com vários módulos de formação em diversas áreas ligadas à energia, como planeamento e dimensionamento de soluções energéticas inteligentes, inovadoras e de elevada eficiência energética, proporcionando conforto com custo reduzido, gestão de serviços energéticos em edifícios, explorar soluções inteligentes e inovadoras de energia, entre outras», conclui Nuno Quaresma.

Os conhecimentos e competências adquiridos pelos formandos do projeto REPowerE(d)U facilitarão a implementação de soluções inovadoras no setor dos edifícios, que ajudarão a lidar com a volatilidade dos mercados energéticos do futuro, através do aumento da flexibilidade dos sistemas energéticos e da limitação da utilização de energia durante as horas de ponta.

REVISTAS

Profei, S.L.SoliusSiga-nosChillventa

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    08/07/2024

  • Newsletter O Instalador

    01/07/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial