Atualidade da reabilitação urbana
Janeiro: reabilitação urbana com os mesmos valores de 2022
Dados da AICCOPN indicam um nível de atividade com uma variação de -0,2%.
Dados da AICCOPN indicam um nível de atividade com uma variação de -0,2%.
A XI edição da Semana da Reabilitação Urbana do Porto apresenta-se com grandes novidades, desde logo, um novo palco: as Caves Ferreira, localizadas no centro histórico de Vila Nova de Gaia.
Mercado português prefere comprar equipamentos de aquecimento/arrefecimento a investir em medidas de médio/longo prazo.
Evento decorre nos dias 29 a 31 de março, no LX Factory (edifício Fábrica XL).
A 10ª Semana da Reabilitação Urbana do Porto está agendada para os dias 22 a 24 de novembro 2022, das 10h às 19h, no Palácio da Bolsa, no Porto. Este evento conta com o habitual apoio institucional da AICCOPN.
XXIV Simpósio Luso-Alemão de Energia, Eficiência Energética, incluindo Renováveis em Edifícios Novos e na Reabilitação Urbana decorre a 27 de setembro, das 9h00 às 15h50, no Tivoli Oriente Lisboa.
No mês de maio, de acordo com a informação recolhida no inquérito mensal realizado pela AICCOPN junto dos empresários do setor que atuam no segmento da Reabilitação Urbana, assiste se a uma aceleração do ritmo de crescimento do índice Nível de Atividade, o qual, após uma subida de 0,7% no mês anterior, regista, agora, uma variação de 5,5% em termos homólogos
Para o presidente da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), o mercado da reabilitação urbana registou, nos últimos anos, uma evolução positiva. Contudo, o cenário macroeconómico global, com a “anómala subida dos preços das matérias-primas, da energia e dos materiais de construção que foram significativamente agravadas pela eclosão da guerra na Ucrânia” estão a contribuir para um agravamento das condições do mercado...
O The Editory Riverside Santa Apolónia Hotel é o exemplo perfeito de que o tempo que se passa a inventariar toda a informação referente ao edifício a reabilitar, assim como na criação de cenários, poupa tempo, dinheiro...e algumas chatices...
O mais recente empreendimento da EastBanc, Alegria One foi reconhecido pelo melhor projeto de reabilitação urbana na categoria Comercio e Serviços pelo SIL – Salão Imobiliário de Portugal.
O volume de investimento em reabilitação urbana contratado através do programa Financeiro de Reabilitação e Revitalização Urbana (IFRRU) 2020 atingiu os 307 milhões de euros em 2021, ultrapassando o valor registado no ano de 2019, divulgou ontem o Ministério das Infraestruturas e da Habitação.
A Associação dos Industriais de Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN) lança a R.U.-I.S. – Reabilitação Urbana Inteligente e Sustentável, uma marca que se afirma como um símbolo da confiança para todos os intervenientes que exercem atividade na área da reabilitação, empresas, entidades institucionais e público em geral. A primeira sessão de apresentação da nova marca terá lugar na FEUP - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, a 20 de janeiro...
No mês de novembro de 2021, de acordo com os dados obtidos no inquérito mensal realizado pela AICCOPN junto dos empresários do setor que atuam no segmento da Reabilitação Urbana, observa-se uma manutenção da trajetória positiva dos índices nível de atividade e carteira de encomendas, os quais voltam a registar crescimentos significativos.
A reabilitação urbana fez, desde sempre, parte das operações de regeneração do tecido urbano, procurando-se reabilitar o antigo, compatibilizando-o e adaptando-o aos novos usos, exigências e comodidades do presente.
Atingir a neutralidade carbónica em 2050 implica a total descarbonização do sistema eletroprodutor e da mobilidade urbana, bem como alterações profundas na forma como utilizamos a energia e os recursos, apostando numa economia que se sustenta em recursos renováveis, utiliza os recursos de forma eficiente e assenta em modelos de economia circular. É necessário repensar o conceito de edifício e apostar na reabilitação urbana, olhando para as cidades como organismos vivos e inteligentes...
AREANATejo cria um Balcão Único (One-Stop-Shop) com objetivo de auxiliar a implementação de medidas de melhoria (eficiência energética e conforto térmico) nos edifícios residenciais na sub-região do Alto Alentejo.
As metas da eficiência energética e da descarbonização, definidas pela Comissão Europeia, assim o estabelecem. Mas esta tarefa hercúlea só será possível com o apoio conjunto do Estado, do setor privado e da banca. Uma tarefa que implica investimentos elevados, mas cujo retorno se aplica não só na vertente social como também na valorização do património.
As duas empresas uniram esforços para oferecer ao mercado uma solução que assegura poupanças de até 80% em iluminação e até 30% no edifício no seu todo.
Dados são da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas Norte (AICCOPN).
Dados são do mês de maio e foram divulgados pela AICCOPN.
Transmissão de sessões no Facebook, Linkedin e website.
oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal