Atualidade do setor renovável
EDP já instalou mais de 700 mil painéis solares nas casas de famílias de Espanha e Portugal
No total são já mais de 100 famílias, com poupanças mensais que podem ir até os 30%.
No total são já mais de 100 famílias, com poupanças mensais que podem ir até os 30%.
Iniciativa organizada pela Cátedra de Energias Renováveis da Universidade de Évora está agendada para 28 de fevereiro.
A partir do próximo dia 30 de janeiro, e durante os 30 dias úteis seguintes, irá decorrer uma audição pública das propostas de delimitação das zonas de implantação para energias renováveis offshore, segundo despacho publicado a 27 de janeiro, em Diário da República.
Continuação do número anterior.
As metas do Acordo de Paris de 2015 encerram um conjunto de desafios que a sociedade civil tem de assumir, por forma a assegurar a mitigação das alterações climáticas, até meados do século XXI, pela redução das emissões antropogénicas, resultantes do nosso estilo de vida e do desenvolvimento tecnológico verificado desde finais do século XIX.
Financiamento de 100 milhões de euros é um dos maiores da Europa e reforçado com aumento de capital de quase 20 milhões de euros. Objetivo é expansão na Europa, incluindo Portugal, com 12.500 novas instalações em modelo de subscrição.
O reconhecimento da cadeia de valor do hidrogénio verde tem sido acentuado na última década, e já não existem dúvidas de que terá um papel preponderante no mix energético. A tecnologia evoluiu, tanto na produção, como no transporte e armazenamento, e será cada vez mais central para garantir a descarbonização dos setores “hard-to-abate” e, no setor da eletricidade, gerar renovável “despachável”...
No dia 4 de janeiro, a REN - Redes Energéticas Nacionais registou um novo pico máximo de produção hídrica na rede nacional, atingindo os 6531 MW às 17h30. O anterior máximo era de 21 de março de 2018, dia em que o pico de produção hídrica atingiu os 6387 MW às 19h30.
Cada vez mais os consumidores têm sentido na fatura de energia elétrica uma preocupação crescente. De forma a evitar custos mensais imprevisíveis e indesejados, não ligar os equipamentos de maior consumo começa a ser uma prática comum, devido ao natural receio do aumento do valor que poderá ser apresentado pelo comercializador no respetivo contrato de energia elétrica.
INEGI ajuda a responder à questão.
Parceria com a AIRO vai beneficiar mais de 200 empresas e famílias.
O INEGI – Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial vai juntar-se a instituições do Norte de Portugal e da Galiza pela valorização e utilização da biomassa.
A Legendre Energia anuncia a conclusão do projeto de construção da futura Unidade de Produção para Autoconsumo – UPAC fotovoltaica no hipermercado E.Leclerc de Lordelo, em Guimarães. No total, foram instalados 1435 módulos fotovoltaicos, permitindo a produção anual de 900 MWh e contribuindo para uma poupança estimada de cerca de 90.000 € anuais na fatura de eletricidade, atualmente mais devido à atual crise energética...
Vai ser celebrada uma parceria para desenvolver conceito agrivoltaico, que combina práticas agrícolas com a produção de energia solar fotovoltaica.
Dados divulgados pela APREN indicam que, no ano passado, em Portugal Continental foram gerados 44 253 GWh de eletricidade.
A Coopérnico, cooperativa portuguesa de energias renováveis, faz parte do projeto COMSOLVE, que está a criar uma comunidade de energia solar com integração de veículos elétricos, com o objetivo de apostar na mobilidade e criar os chamados “prosumidores”, consumidores que produzem a sua própria energia.
O fundo CORUM Eurion, gerido pela empresa francesa CORUM Asset Management, adquiriu as instalações industriais em Benavente da Fusion Fuel, filial da Fuel Green PLC, uma empresa cotada na NASDAQ, por cerca de 10 milhões de euros, numa operação de sale and leaseback.
A Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ) está a promover o ciclo de workshops 'Mais Sol, Mais Energia', sobre diferentes aplicações de energia solar, com foco em solar fotovoltaico e solar térmico.
Na sequência do roteiro para a introdução dos gases renováveis no setor industrial nacional, promovido pela Floene, o INEGI vai ter um papel ativo na promoção da eficiência energética e utilização de gases renováveis em setores industriais energeticamente intensivos em Portugal.
A Coopérnico, Cooperativa portuguesa de energias renováveis, contribuiu para a transição energética em 2022, apostando em vários projetos e iniciativas de sustentabilidade ambiental e social. Em 2022, os 33 projetos de produção renovável da Coopérnico permitiram produzir 2,93GWh de energia, que equivale ao consumo de cerca de 2150 famílias.
A Comunidade de Energia Renovável (CER) do dstgroup entrou em funcionamento no Campus do grupo em Braga, tornando-a na 1ª Comunidade de Energia Industrial em pleno funcionamento em Portugal, com uma potência instalada de 736kW, anunciou a dstsolar, empresa do grupo que desenvolveu, concebeu e constituiu aquela comunidade.
oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal