O fenómeno ocorre na manhã de sábado, dia 29 de março, no território continental entre as 9h30 e as 11h30 e irá provocar uma perda de geração estimada de 560 MW, o que representa cerca de 8,5% do consumo e 23% da produção do Sistema Elétrico Nacional previsto para este horário, segundo a REN.
A REN – Redes Energéticas Nacionais, em colaboração com os operadores de redes de transporte do setor elétrico europeus, tem estado a preparar o Sistema Elétrico Nacional (SEN) para os efeitos do eclipse solar parcial que irá ocorrer a 29 de março. Durante o fenómeno, estima-se uma perda de 10 MW por minuto e uma recuperação à taxa de 22 MW por minuto, o que irá causar desafios operacionais relacionados com o equilíbrio entre geração e o consumo no SEN e com controlo do desvio na interligação com Espanha.
"Para mitigar os impactes da perda de geração associada a este eclipse, será necessário alocar reservas adicionais com geração hídrica e/ou térmica", informa a REN em comunicado.
Os valores estimados "representam apenas a produção solar centralizada e a registada/medida pela REN, não tendo em conta outra produção solar associada a algumas Unidades de Produção para Autoconsumo, que também terão um efeito no aumento do consumo". Este efeito está também a ser estimado pela REN e previsto nas previsões de consumo para esse dia, de modo a reduzir e mitigar, em tempo real, os efeitos inesperados.
oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal