Atualidade do ambiente e alterações climáticas
ADENE adere à Agenda de Ação para a Água
Associação leva o Nexus água-energia à Conferência das Nações Unidas.
Associação leva o Nexus água-energia à Conferência das Nações Unidas.
Quando um equipamento deixa de funcionar ou de ter utilidade, antes de ser encaminhado para a reciclagem, devem ser consideradas outras opções como a reparação e a reutilização.
A ameaça global ao Planeta Terra é uma evidência, desde há alguns anos a esta parte, que a ONU – Organização das Nações Unidas estabeleceu um programa específico ambiental. Este programa tem como objetivos principais a monitorização do estado ambiental global, através da sensibilização a Povos e Nações sobre as ameaças aos habitats naturais, apresentando recomendações para melhorar a qualidade de vida da população sem comprometer os recursos e serviços ambientais das gerações futuras...
Principal meta da UE para 2030: Redução líquida em, pelo menos, 55% das emissões de gases com efeito de estufa em relação a 1990 (gases fluorados incluídos).
A Esdec faz testes minuciosos aos materiais utilizados numa instalação. Um cuidado que se traduz igualmente na disponibilização de ferramentas de apoio aos instaladores, assim como no serviço pós-venda, através da análise de situações anómalas.
À medida que o número de equipamentos aumenta o mesmo acontece com as preocupações com a energia. É, por isso, fundamental que este crescimento na introdução tecnológica e eletrificação dos equipamentos que usam energia nas habitações seja acompanhado do aumento da eficiência energética. Desses equipamentos e dos edifícios residenciais.
Apesar dos vários sinais a maioria da população ainda não se apercebeu da importância da água (potável). É preciso colocar a “Água” no centro dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Só assim se garantirá o acesso universal e equitativo à água potável e ao saneamento até 2030.
Na apresentação da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) da quarta Avaliação de Desempenho Ambiental de Portugal, o ministro do Ambiente e da Ação Climática abordou a questão de ser necessário aumentar os níveis de reciclagem e da recolha de biorresíduos, incentivando a economia circular.
Projeto foi apresentado pelo ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, que afirmou que o mesmo “contribui para o objetivo de conseguirmos encontrar enquadramento para atingir o objetivo de neutralidade carbónica até 2050”.
Organizada pelo Itecons, a exposição pretende despertar o interesse da sociedade para os materiais sustentáveis, com enfoque na redescoberta de materiais ancestrais e na adaptação dos mesmos aos requisitos funcionais modernos, no desenvolvimento de materiais inovadores eco-eficientes, bem como na recuperação de subprodutos e na reciclagem.
Alonso Miguel considera o documento como sendo “um instrumento essencial de planeamento das políticas públicas, considerando que a intensificação das alterações climáticas globais coloca uma pressão acrescida em territórios exíguos e vulneráveis como é o caso do Arquipélago dos Açores”.
No passado dia 1 de Fevereiro, a Comissão Europeia publicou o seu Green Deal Industrial Plan for the Net-Zero Age, em resposta aos desafios de curto prazo da indústria europeia, com o objetivo de “aumentar a competitividade da indústria net-zero da Europa e apoiar a rápida transição para a neutralidade climática”.
Faz 50 anos do primeiro anúncio do futuro aeroporto internacional de Lisboa. Faz 50 anos do primeiro evento do Dia da Terra. Nestes 50 anos o que mudou?
A 15 de dezembro decorreu o XII Encontro Nacional de Gestão de Resíduos, dedicado ao tema 'A Recuperação e Resiliência'. Evento, organizado pela Apemeta, decorreu em parceria com a ESGRA – Associação para a Gestão de Resíduos e com a Universidade Lusófona, no Auditório do Metro do Alto dos Moinhos, Lisboa.
É o primeiro projeto financiado com o objetivo de analisar o impacto ambiental da exploração do mar profundo.
Revista O Instalador é media partner da RNAE.
Na APIRAC, para além do suporte jurídico e técnico ao Produtor, os Instaladores são tratados como parceiros no encaminhamento dos resíduos, fluidos incluídos.
A resiliência das sociedades modernas às alterações climáticas passará inevitavelmente pela integração da sustentabilidade nas organizações.
A consciência já existe: há uma mudança de paradigma em curso e que é irreversível.
‘Saber Mais’ é o novo programa de formação da Sociedade Ponto Verde, para as empresas clientes, que vem proporcionar a aquisição de conhecimento e de competências em áreas essenciais para apoiar o seu percurso rumo à circularidade. Desenhado à medida das necessidades, o programa formativo é definido com base num diagnóstico* prévio que aferiu como prioridades de formação os grandes temas da Legislação Ambiental (56%), o Ecodesign e Redução de Embalagens (32%) e a Reutilização (24%)...
A Novo Verde, entidade gestora de resíduos de embalagens, lança a nova edição do Novo Verde Packaging Enterprise Award, um prémio na área de Investigação e Desenvolvimento (I&D) que reconhece as soluções mais inovadoras no setor das embalagens. O projeto vencedor irá receber um prémio de 25 mil euros para implementar o seu projeto.
oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal