Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Com fundos milionários, nova Agência para o Clima tem arranque agendado para janeiro

26/12/2024
Criada pelo governo com a missão de garantir uma maior eficácia na implementação das políticas climáticas, o novo organismo vai agregar vários fundos da área do ambiente e energia, o que faz com que tenha um orçamento a rondar os 2 mil milhões de euros.
Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, na conferência do Conselho de Ministros, 4 outubro 2024 (Foto...
Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, na conferência do Conselho de Ministros, 4 outubro 2024 (Foto: Diana Quintela / Portal do Governo)

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou a 26 de dezembro o diploma do Governo que cria a Agência para o Clima, deixando um reparo. “Esperando que o propósito visado com a criação da Agência do Clima não sofra com a instabilidade institucional resultante da sucessão de soluções organizativas sem tempo para avaliar os seus méritos”, pode ler-se na página oficial da Presidência da República.

Sob a tutela do ministério do Ambiente e Energia, e em coordenação com os ministérios da Economia e da Agricultura, a nova Agência para o Clima surge no âmbito da Reforma da Administração Pública em curso e vai absorver a Secretaria-Geral do Ambiente e a divisão de Clima da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

A missão passa por “garantir uma maior eficácia na implementação das políticas climáticas, assegurando o planeamento, monitorização e prestação de contas”, pode ler-se num comunicado partilhado pelo governo. “A agência terá um papel crucial na aceleração dos processos de licenciamento e na simplificação de procedimentos, assegurando transparência e celeridade nas avaliações e concursos públicos”.

O novo organismo vai gerir vários fundos nacionais, europeus e internacionais, irá ter mais de 100 funcionários dedicados à transição climática e, de acordo com o jornal Eco, vai gerir um orçamento na ordem dos dois mil milhões de euros em 2025. Isto porque reúne o Fundo Ambiental, que para o ano tem um orçamento estimado de 1,2 mil milhões de euros, o Fundo Social do Clima, igualmente com 1,2 mil milhões de euros para distribuir entre 2026 e 2030 e os fundos destinados ao ambiente e energia, do Plano de Recuperação e Resiliência.

Também terá sob a sua tutela as funções de Autoridade Nacional no Comércio Europeu de Licenças de Emissão (CELE), a supervisão do Mercado Voluntário de Carbono e a gestão do Registo Português de Licenças de Emissão (RPLE).

Já a nível internacional, o novo organismo irá preparar as posições nacionais para negociações climáticas europeias e internacionais, a participação nas negociações no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (UNFCCC) e do Acordo de Paris e a gestão dos compromissos financeiros internacionais no contexto da ação climática.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Solius

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    20/01/2025

  • Newsletter O Instalador

    13/01/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial