Já está a decorrer a fase de inscrição para a 13ª edição do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana, que conta com o apoio institucional da CPCI – Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário, entidade presidida pela Associação dos Industriais de Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN).
Este galardão, que vai já na sua 13.ª Edição, é uma referência para o setor da construção e do imobiliário, tendo por objetivo reconhecer a excelência e boas práticas no segmento da reabilitação urbana.
Podem concorrer as intervenções de reabilitação urbana, localizadas em território nacional, concluídas entre 1 de janeiro de 2023 e 31 de dezembro de 2024, desde que não tenham sido candidatas em edições anteriores.
Vão ser distinguidas as melhores intervenções de reabilitação urbana em 10 categorias:
Cidade de Lisboa
Cidade do Porto
Impacto Social
Residencial
Turismo
Comércio & Serviços
Sustentabilidade
Reabilitação Estrutural
Restauro
Intervenção inferior a 1.000 m2
Todos os projetos candidatos validados serão convidados a formalizar a candidatura, que será analisada por um júri independente, constituído pelo engenheiro e Presidente da CPCI e da AICCOPN, Manuel Reis Campos; o arquiteto e professor jubilado da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), Carlos Prata; a arquiteta e coordenadora do programa de mestrado e investigadora no departamento de arquitetura da Universidade Autónoma de Lisboa, Inês Lobo; a economista e professora da Porto Business School, Ana Paula Delgado; e o professor catedrático do Instituto Superior Técnico, Manuel Duarte Pinheiro.
O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana promove ainda a categoria “Mestres da Construção”, com a curadoria do arquiteto Eduardo Souto de Moura. Criada em 2023, visa reconhecer profissionais que se distinguem na execução de artes e ofícios da construção, as quais contribuem para a qualificação dos projetos, constituindo um dos seus principais elementos distintivos.
oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal