Informação profissional do setor das instalações em Portugal
Primeiros dez meses do ano

AICCOPN regista aumento de 5,2% no licenciamento municipal de obras de construção nova e reabilitação de edifícios

27/12/2024
Quanto ao licenciamento de fogos em construções novas, verifica-se uma inversão da tendência de contração, apurando-se uma variação ligeiramente positiva de 0,7% em termos homólogos acumulados, para um total de 28.004 habitações.
Imagen

Com base na Síntese Estatística da Habitação divulgada pela Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), até ao final de outubro, o consumo de cimento no mercado nacional registou um aumento de 3,2%, em termos homólogos, para 3.397 milhares de toneladas.

Já no que diz respeito ao licenciamento municipal de obras de construção nova e reabilitação de edifícios habitacionais, nos primeiros dez meses do ano observou-se um aumento de 5,2% em termos homólogos acumulados. Relativamente ao licenciamento de fogos em construções novas, verifica-se uma inversão da tendência de contração, apurando-se uma variação ligeiramente positiva de 0,7% em termos homólogos acumulados, para um total de 28.004 habitações.

Quanto ao novo crédito à habitação, excluindo renegociações, concedido pelas instituições financeiras até outubro, observa-se um aumento de 35,8%, totalizando 14.002 milhões de euros. Já no que concerne à taxa de juro no crédito à habitação, esta fixou-se em 4,28% no mês de outubro, o que corresponde a uma redução de 16 pontos base, face a outubro de 2023.

Em outubro de 2024, o valor mediano da habitação, apurado para efeitos de avaliação bancária, registou uma valorização de 12% em termos homólogos, resultante de variações de 12,9% nos apartamentos e de 9,7% nas moradias.

Na região da Grande Lisboa, o número de fogos licenciados em construções novas, nos doze meses terminados em outubro de 2024, foi de 4.091, o que traduz uma redução de 15,5%, face aos 4.843 alojamentos licenciados nos doze meses anteriores. Destes, 9% são de tipologia T0 ou T1, 33% são de tipologia T2, 41% de tipologia T3 e 17% de tipologia T4 ou superior.

Quanto ao valor de avaliação bancária na habitação, verificou-se, nesta região, uma variação homóloga de 11% no mês de outubro.

REVISTAS

SoliusLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    20/01/2025

  • Newsletter O Instalador

    13/01/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial