O controlador de nível pneumático é utilizado para controlar 1 ou 2 níveis em líquidos à pressão atmosférica com o mesmo dispositivo.
Além dos líquidos, qualquer mistura que seja suficientemente fluida para deixar o interior do tubo limpo quando o tanque é esvaziado pode ser controlada.
O líquido ou mistura a controlar não deve emitir vapores que possam tornar o ar no interior do tubo mais fino. Isto pode causar um mau funcionamento do dispositivo.
O funcionamento dos controladores é baseado no princípio da pneumática. Os controladores são constituídos por um microinterruptor elétrico acionado por uma membrana sensível à pressão. A comutação do microinterruptor é obtida pela compressão do ar que permanece cativo no interior do tubo, à medida que o líquido sobe no tanque. Consoante o modelo, uma pressão de cerca de 40 mm.c.a. será suficiente para ativar o microinterruptor.
Os modelos com sensibilidade ajustável “SR”, com dupla sinalização “DS“e com interruptor”A99” incorporam uma coluna de regulação que permite o ajuste da sensibilidade. Aperte a porca de ajuste para diminuir a sensibilidade e assim aumentar o esforço que o líquido deve exercer para ativar o microinterruptor.
Para a sua instalação mecânica:
É utilizado um orifício suficientemente grande para permitir a entrada do tubo e, se necessário, é fixado por meio do acessório de montagem escolhido. (suporte brida ou suporte de rosca).
É necessário assegurar a total estanquicidade das juntas. Não é utilizada fita ou fitas de teflon. Basta enroscar o tubo no controlador pneumático à mão.
No caso de montagem lateral, deve ser fixado após o cotovelo uma altura vertical de pelo menos 200 mm.
oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal