Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Lumosa ilumina os courts de ténis da Quinta da Conceição

Texto e Imagens: Lumosa11/05/2020

O desenvolvimento da atividade física e do desporto é uma forma harmoniosa e integrada de contribuir para a inserção social e para a coesão nacional.

Imagen

As autarquias locais tendem, cada vez mais, a promoverem o desenvolvimento da atividade física e do desporto em colaboração com as instituições de ensino, com as associações desportivas e com as demais entidades, públicas ou privadas, que atuam nestas áreas.

As associações desportivas têm um papel igualmente importante, na medida em que promovem e organizam atividades físicas e desportivas com finalidades exclusivamente lúdicas, formativas e sociais.

Neste sentido, a Lumosa foi contactada com a finalidade de substituir a iluminação convencional existente nos courts de ténis da Quinta da Conceição onde se encontra a Associação de Ténis de Matosinhos.

A Quinta da Conceição é um parque público e um local icónico, localizado em Leça da Palmeira, Matosinhos, Porto. Trata-se de um local de lazer bastante agradável, onde é possível visitar obras de referência da arquitetura portuguesa, como é o caso do Pavilhão de Ténis desenhado pelo Arq. Fernando Távora ou uma piscina obra do Arq. Álvaro Siza Vieira.

Os campos de ténis da Quinta da Conceição são compostos por dois courts iluminados originalmente por 4 postes de Iluminação de 12m com uma potência total instalada de 8000W. O local de aplicação das luminárias é de difícil acesso, pelo que qualquer manutenção ou substituição da iluminação existente requer custos adicionais. Os equipamentos existentes já se encontravam em fim de vida e consequentemente com uma iluminação desadequada à prática da modalidade.

A solução idealizada para o espaço contempla uma cobertura amovível colocada a cerca de 8m de altura que possibilite a prática desportiva durante todo o ano. Desta feita foi-nos colocado o desafio de colocar as luminárias a cerca de 7.5m de altura com todas as condicionantes que esta situação acarreta. Do ponto de vista luminotécnico quanto maior a altura, mais facilidade temos em colocar luz onde ela é necessária, garantindo a uniformidade e os baixos níveis de encadeamento.

A Lumosa aceitou o desafio e conseguiu o resultado requerido com uma iluminância de mais de 300lux, com uma uniformidade de 0.8, cumprindo os critérios de Classe II para a prática de treinos e pequenas competições.

A solução escolhida recaiu em 4 Luminárias LED CS840 Pro de 1120W e 134.000 lm, equipadas com dispositivos de proteção anti-encadeamento.

Adjunto à qualidade alcançada, a solução Lumosa implementada nos campos de ténis da Quinta da Conceição permite uma poupança de energia face à instalação inicial. Agora é, também, possível selecionar diferentes níveis de iluminação consoante as necessidades (treino/jogo). Além disso as luminárias LED ligam e desligam instantaneamente não carecendo de tempos de aquecimento ou arrefecimento.

A nova solução de iluminação LED Lumosa oferece agora um resultado uniforme e com poluição luminosa reduzida para que o ambiente ao seu redor não seja prejudicado pela utilização da mesma.

A Lumosa programou também um sistema de gestão de iluminação, LumosaTouch, que potencia uma maior poupança de energia através do controlo dinâmico da iluminação. A LumosaTouch é uma aplicação web de uso fácil e intuitivo e está disponível para smartphone, tablet ou PC autorizado e com acesso à internet.

Os campos de ténis da Quinta da Conceição encontram-se agora equipados com uma solução de iluminação eficiente e sustentável.

Saiba mais aqui: www.lumosa.pt.

foto

Empresas ou entidades relacionadas

Lumosa Iberia, Lda

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial