Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Entrevista a Gastão Teixeira, Administrador da EFAFLU

Entrevista: Ana Clara | Jornalista e Diretora

Fotos: EFAFLU

19/05/2020

A qualidade e a competitividade dos produtos associados a uma verdadeira relação de parceria com os clientes marca a diferença na hora do sucesso. Para Gastão Teixeira, Administrador da EFAFLU, estes dois pontos são cruciais para o crescimento sustentado nos mercados interno e externo da empresa.

Imagen

O Instalador: Fale-me um pouco da empresa que atua no mercado da produção, comercialização e sistemas de bombagem e ventiladores.

Gastão Teixeira: A EFAFLU é uma empresa portuguesa, fundada em 1946, integralmente vocacionada para o fabrico de bombas, sistemas de bombagem e ventilação industrial, bem como para o serviço de assistência técnica multimarca. No final do ano passado iniciamos uma nova área de negócio de geradores industriais. O nosso crescimento sustentado no mercado interno e externo deve-se ao reconhecimento da qualidade e competitividade dos nossos produtos associados a uma verdadeira relação de parceria com os nossos clientes. Desenvolvemos continuamente a nossa organização e os nossos produtos para fornecer soluções de tecnologia avançada e serviços de qualidade que assegurem que somos o parceiro mais fiável do mercado. Estamos conscientes da problemática ambiental, pelo que nos preocupamos em oferecer equipamentos da mais elevada economia energética e produzimos com materiais recicláveis.

Dê-me exemplos dos principais produtos, na área da Bombagem, da Ventilação e dos Geradores.

Estando presente nos diferentes setores de atividade, desde o setor doméstico ao industrial, é neste último que está a génese da empresa e é sobretudo neste segmento que somos diferenciadores.

Destacam-se, entre outros:

  • Sistemas de engenharia, como as Centrais Hidropneumáticas, as Centrais Elevatórias de Efluentes e as Centrais de Combate a Incêndios
  • Ventilação Industrial, pequeno e grande porte (elevados caudais e pressões)
  • Ventilação Desenfumagem até 400ºC/2h
  • Geradores Industriais
  • Bombas e Ventiladores OEM.

A Efaflu trabalha com a tecnologia mais avançada na conceção dos seus produtos. Descreva um pouco dessa tecnologia e da inovação agregada aos produtos.

A equipa de Investigação e Desenvolvimento está equipada com as mais avançadas tecnologias existentes no mercado, desde a impressão 3D à simulação computacional CFD, terminando em diferentes laboratórios de ensaio onde se realizam ensaios com termofluído, óleo dielétrico e água até 7.000m3/h. O desenvolvimento de novos produtos, como por exemplo os equipamentos de bombagem e ventilação para arrefecimento de Transformadores de Potência, tem sido determinante para o crescimento da nossa exportação neste setor, tendo hoje clientes como a ABB, GE, Schneider, entre outros.

Imagen

Formação e assistência técnica

Em termos de formação, qual a importância que esta tem para a empresa, e em que medida é que ela é importante no que respeita à instalação e manutenção?

A formação é determinante para a evolução de uma empresa, sobretudo trabalhando com clientes e mercados de elevada exigência. Privilegiamos a pluridisciplinaridade dos nossos colaboradores, o que só se consegue com formação interna e externa.

Falando da parte ambiental, que preocupações tem a EFAFLU nos seus equipamentos em termos energéticos?

Apesar de este tema se ter tornado mais relevante há relativamente poucos anos, desde sempre que a EFAFLU se preocupa com esta temática. Todos os projetos de desenvolvimento de novos produtos têm como um dos objetivos a maximização da eficiência energética. Por outro lado, também colaboramos com os nossos clientes efetuando a análise energética do investimento calculando os custos do mesmo ao longo da vida útil do equipamento. Nem sempre o preço baixo (investimento inicial) é o mais económico para o cliente, se analisado o custo total de operação (investimento capitalizado).

Como funciona a assistência técnica? Quais as mais-valias da mesma?

Com uma equipa técnica própria, a EFAFLU cobre todo o território nacional efetuando serviços de manutenção e reparação multimarca. Os nossos técnicos do serviço pós-venda possuem uma elevada formação, tanto na componente mecânica como elétrica e eletrónica, o que permite resolver os problemas na maior parte dos casos na primeira intervenção. Para além dos serviços multimarca, da rapidez de agendamento de serviços e da qualidade dos serviços, efetuamos trabalhos de restauro de equipamentos de elevada dimensão, que dado o seu valor, justificam este tipo de trabalhos e que nenhuma empresa em Portugal consegue oferecer.

Imagen

Como olha para o mercado do AVAC neste momento, sobretudo neste momento difícil de pandemia Covid-19, e que impacto, na sua opinião, terá no setor em Portugal?

O mercado AVAC em edifícios será afetado pela pandemia, à semelhança da maioria dos diferentes setores de atividade, sobretudo porque muitos dos investimentos estão diretamente ligados ao setor turístico que, seguramente, e de acordo com estudos recentes, vai demorar alguns anos até voltar aos valores pré-pandemia.

De que forma a EFAFLU está a lidar com esta situação e a enfrentar esta crise?

A EFAFLU, desde o início de março, que tomou medidas de mitigação colocando mais de 40% da equipa em teletrabalho. Até ao momento, felizmente, ainda não tivemos nenhum caso positivo. Adaptamos também a nossa forma de trabalhar por forma a estarmos com os nossos clientes à distância, o que para um povo latino não é nada fácil. Destaco a realização de webinars técnicos que superaram largamente as nossas expectativas. O facto de nunca termos parado as nossas operações, suportado num plano de contingência sólido, permite-nos durante este período, continuar a colaborar com os nossos clientes, mantendo a linha de fornecimento o que nos diferencia de alguma concorrência. Desta forma, estou certo que estaremos na linha da frente na retoma da economia.

Por fim, gostava que deixasse uma mensagem ao mercado e aos agentes do setor.

Tal como antes, e durante a pandemia, a EFAFLU continuará no mercado, mantendo os seus valores e orientada para a satisfação dos clientes. Continuaremos lealmente a trabalhar todos os dias com o compromisso de produzirmos produtos de qualidade e inovadores e prestar serviços de excelência. Com mais de 70 anos de história iniciamos hoje os próximos 70! Prefira produtos Portugueses!

Saiba mais em: www.efaflu.pt.

foto

Empresas ou entidades relacionadas

Efaflu - Bombas e Ventiladores, S.A.

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial