Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Fábrica da Daikin na Turquia quase com neutralidade energética graças à energia solar

O Instalador29/12/2020
Painéis solares fornecem 90% das necessidades energéticas da fábrica da Daikin em Sakarya, na Turquia.
Imagen
A Daikin, líder da indústria global no setor do aquecimento e ar condicionado (AVAC&R), está a tomar medidas de peso no sentido de melhorar a eficiência energética das suas unidades de produção na Europa.
Graças aos investimentos feitos em painéis solares, a sua unidade de produção em Sakarya, na Turquia, agora gera praticamente todas as suas necessidades energéticas através de energia solar renovável.
Outras fábricas da Daikin na Europa também estão a ser beneficiadas pelos investimentos feitos na energia renovável.
No âmbito da sua ambição de alcançar a neutralidade energética em 2050, a Daikin Europe equipou todo o telhado da fábrica em Sakarya, na Turquia, com painéis solares.
Em conjunto, estes painéis geram 7 milhões de kWh. Isto corresponde a 90% das necessidades de energia da unidade de produção de Sakarya, tornando a fábrica quase neutra em termos energéticos.

Investimento de 3 milhões de USD

A instalação dos painéis solares exigiu um custo de investimento de 3 milhões de dólares americanos.
A Daikin Europe está convencida de que os investimentos na energia verde irão beneficiar a empresa a longo prazo, bem como a economia europeia e o ambiente em geral.
A empresa estima que os ganhos energéticos dos investimentos feitos na unidade de Sakarya irão pagar-se a si próprios em menos de sete anos, com vantagens ambientais ao longo de muitos anos.
Unidade de Sakarya gera praticamente todas as suas necessidades energéticas através de energia solar renovável

Unidade de Sakarya gera praticamente todas as suas necessidades energéticas através de energia solar renovável.

Para além dos seus investimentos na unidade de Sakarya, a Daikin Europe está a investir também em outras unidades de produção na Europa.
Curiosamente, a fábrica da Daikin em Ostend, na Bélgica, é abastecida na totalidade com eletricidade verde.
A fábrica em Ostend também está equipada com 2 000 painéis solares e, recentemente, foi distinguida com o prémio ‘Factory of the Future’.
Patrick Crombez, Diretor Geral do departamento Heating and Renewables na Daikin Europe, salienta: “Se quisermos alcançar a neutralidade energética nas próximas três décadas, temos de agir a todos os níveis da cadeia de fornecimento Daikin, desde os nossos fornecedores até aos nossos processos de produção, incluindo os produtos que fornecemos. Embarcámos numa jornada longa e complexa para reduzirmos a nossa pegada de carbono. Mas quando olho para todas as iniciativas adotadas pela nossa equipa, tenho a certeza de que alcançaremos este objetivo. A unidade de produção na Turquia é um exemplo inspirador daquilo que é possível quando as empresas têm a coragem de agir”.

Apoio do Acordo Verde Europeu (EU Green Deal)

A Daikin também se esforça por motivar os consumidores a escolherem alternativas amigas do ambiente em vez das tecnologias de aquecimento e arrefecimento tradicionais, à base de combustíveis fósseis.
Ao mesmo tempo, a empresa está a tomar medidas para reduzir o consumo de energia nas suas unidades de produção e esforça-se para maximizar a utilização de fontes de energia renováveis, como a energia solar.
Recentemente, a Daikin Europe manifestou o seu apoio pelo Acordo Verde da Comissão Europeia (EU Green Deal), que tem por objetivo tornar a Europa o primeiro continente neutro em emissões de carbono.
A empresa está confiante que bombas de calor e outras inovações na área do aquecimento e arrefecimento sustentáveis irão desempenhar um papel de peso na concretização deste objetivo.
Ganhos energéticos dos investimentos feitos na unidade de Sakarya irão pagar-se a si próprios em menos de sete anos...

Ganhos energéticos dos investimentos feitos na unidade de Sakarya irão pagar-se a si próprios em menos de sete anos.

Empresas ou entidades relacionadas

Daikin - Ar Condicionado

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial