Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Sistemas solares térmicos de circulação forçada

Texto: João Silva | Formador Vulcano25/01/2021
Grandes consumidores de água quente como a hotelaria, ginásios, balneários, aquecimento de piscinas ou a indústria, têm um potencial de poupança de energia enorme, se recorrerem à energia solar térmica, preferencialmente sistemas de circulação forçada, dimensionados e construídos à medida, indo ao encontro dos perfis de consumo de cada local.

Tal como no doméstico, a energia solar térmica deve ser encarada como um pré-aquecimento, devendo sempre ser complementada com um equipamento de apoio com as seguintes caraterísticas:

  • Potência suficiente para responder a necessidades de pico
  • Disponibilizar uma temperatura suficiente para a desinfeção térmica
  • Funcionamento independente das condições climáticas.

Recomenda-se uma instalação em série dos acumuladores, em que o solar térmico aqueça um (ou vários) acumuladores a montante do acumulador aquecido pelo equipamento de apoio. Desta forma, consegue dar-se a máxima prioridade ao sol, mantendo uma reserva de água quente (através do equipamento de apoio) sempre disponível.

Equipamento de apoio

Uma vez que a radiação solar não é igual durante todo o ano, e não sendo possível dimensionar o sistema para a situação mais desfavorável, pois correríamos o risco de ter excesso de energia e atingir frequentemente temperaturas de estagnação em diversos períodos de maior radiação ou menor consumo, um sistema solar só está completo quando complementado com um equipamento de apoio que satisfaça as condições acima enumeradas.

Caldeira de condensação Vulcano Lifestar Green

Caldeira de condensação Vulcano Lifestar Green.

As caldeiras de condensação Vulcano Aquastar Green ZSBE 30-2E são uma boa opção para o efeito. Com 30 kW de potência de aquecimento, qualquer que seja a temperatura exterior, dispõem da possibilidade de serem ligadas em cascata podendo ser conjugadas para obter a potência desejada e alcançam uma temperatura de avanço perto dos 90°C, o que lhes permite efetuar os ciclos de desinfeção térmica sem dificuldade.

Coletor solar

Dentro da gama solar Vulcano podemos encontrar os coletores WarmSun FCC (verticais) ou FKC e ainda os PremiumSun FKT, com versões verticais ou horizontais para melhor adaptação e integração ao espaço disponível.
Colector PremiumSun FKT-2S

Colector PremiumSun FKT-2S.

Sendo o solar térmico um produto cuja implementação é decidida com base em análise dos períodos de retorno do investimento, seria de esperar que a opção mais barata, desde que garantisse a qualidade desejada, fosse a mais rentável.

Em instalações domésticas este raciocínio pode não andar muito longe da realidade mas em instalações de maiores dimensões, optar pelo coletor PremiumSun com maior rendimento ótico e menores perdas, normalmente traz maiores benefícios e rentabilidade ao necessitar de menor área de captação, menos estruturas, tubagem, isolamento e mão de obra para a montagem.

Dentro da gama solar Vulcano podemos encontrar os coletores WarmSun FCC (verticais) ou FKC e ainda os PremiumSun FKT, com versões verticais ou horizontais para melhor adaptação e integração ao espaço disponível

Podem ser agrupados em baterias até 10 coletores, desde que as ligações de avanço e retorno sejam cruzadas, otimizando o espaço disponível na cobertura e minimizando o número de ligações hidráulicas a efetuar.

As diversas baterias deverão ser equilibradas hidraulicamente, quer através do avanço invertido, quer através da instalação de válvulas de balanceamento de caudal, garantindo que o caudal em cada bateria é o indicado e que a temperatura do fluido à saída de cada bateria é igual entre todas as baterias da instalação.

Imagen

Controlador solar

Para que o sistema funcione de forma eficiente é necessário que, além do projeto e da instalação, o controlo seja o mais adequado. O conjunto de controlador solar e módulo solar CS 200 e MS 200 permite a ligação de até 8 sondas NTC e 5 saídas para comando de bombas e válvulas de 3 vias. Este elevado número de entradas e saídas de sinal permitem uma enorme flexibilidade na sua instalação e adaptação aos mais diversos circuitos, tornando-o ideal para instalações de grandes dimensões ou de maior complexidade.
Imagen

Soluções solares Vulcano

A Vulcano apresenta uma gama completa de soluções solares, desde a captação ao armazenamento e equipamentos de apoio, passando pela regulação, controlo e segurança.

A aposta na formação, que tem sido uma constante desde sempre, foi reforçada com a criação do Instituto de Formação Vulcano (IFV).

O IFV apresenta um conjunto muito completo de cursos na área do solar térmico, preparando os profissionais, quer sejam instaladores, técnico-comerciais ou projetistas, para selecionar, instalar e efetuar os procedimentos de manutenção em instalações desde o termossifão até às instalações coletivas ou industriais.

Conheça mais em pormenor a oferta de webinares gratuitos, cursos online em horário pós-laboral e curso presencias com uma forte componente prática e turmas reduzidas para garantir o distanciamento físico necessário, em www.ifv.vulcano.pt.

Empresas ou entidades relacionadas

Vulcano
Vulcano

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial