Informação profissional do setor das instalações em Portugal

A importância da lã mineral nos edifícios NZEB

Volcalis - Isolamentos Minerais01/03/2021
Provavelmente já viu ou ouviu esta sigla por aí… e se pertencer ao setor da construção de edifícios a probabilidade de já saber o que são edifícios NZEB é ainda maior. A verdade é que, até há bem pouco tempo, ninguém sabia em Portugal, quais os requisitos técnicos e numéricos destes edifícios.
Imagen

Mas afinal o que são os NZEB?

Os NZEB são edifícios otimizados ao nível do desempenho energético, quer do ponto de vista de projeto, quer de construção e, como tal, quase não têm necessidades energéticas para o seu uso. A pequena necessidade energética que tenham, tem de ser suprimida por energia proveniente de fontes renováveis (produzidas no edifício ou proximidade).

Este “quase não têm necessidades energéticas” é que era o grande problema para os engenheiros, arquitetos e técnicos, pois não havia indicações quantitativas, requisitos ou limites numéricos para validar o conceito de edifícios com “necessidades quase nulas de energia”.

Apenas em 2019 foram publicadas duas Portarias (n.º 42/2019, de 30 de janeiro e a n.º 98/2019, de 02 de abril), relativas a edifícios de comércio e serviços, e habitação, respetivamente) que disponibilizavam aos técnicos a informação necessária para dimensionar estes edifícios apesar de, ironicamente, em algumas situações, os NZEB já serem obrigatórios desde final de 2018, caso dos edifícios novos públicos ou de uso público. A partir de janeiro de 2021, todos os edifícios novos têm de ter um desempenho NZEB e os edifícios existentes também têm exigências a este nível.

Mas porquê esta preocupação?

Sabe-se que o setor dos edifícios é responsável por cerca de 40% do consumo energético da Europa e que essa energia é produzida com grandes quantidades de emissões de gases efeito de estufa (GEE). Por isso, a União Europeia definiu para os edifícios, metas claras e ambiciosas relativamente à redução das emissões com gases efeito de estufa (em pelo menos 40% até 2030, face aos valores de 1990), ao aumento da percentagem do consumo de energias renováveis, à obtenção de poupanças de energia e ao aumento da sua segurança energética, competitividade e sustentabilidade.

Mas voltando aos NZEB…

Quando falamos em necessidade energética, identificamos todos os possíveis consumos: os consumos elétricos associados ao aquecimento e arrefecimento, os consumos dos equipamentos de águas quentes sanitárias (banhos e cozinhas) e os consumos associados à utilização dos equipamentos e sistemas. Mas uma das maiores parcelas de consumo tem que ver com a climatização. As pessoas têm necessidade de aquecer e arrefecer as suas casas, os seus locais de trabalho, os hospitais e escolas para garantirem o seu conforto. Mas para garantir um bom nível de conforto e um desempenho energético NZEB é preciso ISOLAR os edifícios e não apenas climatizar. Não há como fugir.

A única forma de garantir que os edifícios têm bons desempenhos energéticos é garantir que não perdem ou desperdiçam energia, que os seus equipamentos são eficientes com rendimentos elevados e que há um bom uso por parte dos utilizadores.
Imagen

A lã mineral é um dos isolamentos térmicos com menor impacte ambiental, desde a sua produção até à reciclagem

Se não isolarmos a envolvente a energia irá movimentar-se do local mais quente para o local mais frio. Há notícias sobre o parque edificado em Portugal não ter soluções de aquecimento. No entanto, ainda mais preocupante, é não ter soluções de isolamento térmico.

A utilização de isolamento térmico é imprescindível e a lã mineral é um isolamento de elevado desempenho que para além de isolar termicamente ainda possui caraterísticas de isolamento acústico. A sua correta aplicação em coberturas e paredes funciona como uma proteção essencial para que não haja perdas de energia.

Para além disso, a lã mineral é um dos isolamentos térmicos com menor impacte ambiental, desde a sua produção até à reciclagem. Por isso é tão importante no conceito dos NZEB.

Mais informações, contacte a Volcalis:

Volcalis – Isolamentos Minerais, S.A.

Zona Industrial de Bustos, Azurveira

3770-011 Bustos - Portugal

T (+351) 234 751 533

apoiotecnico@volcalis.pt | www.volcalis.pt

Empresas ou entidades relacionadas

Grupo Preceram | Volcalis - Isolamentos Minerais, S.A.

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial