Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Cadeia de lojas de produtos não alimentares internacional Action impulsiona as suas ações ambientais com o L∞P by Daikin

O Instalador23/04/2021
Com o programa L∞P by Daikin, que tem por objetivo criar uma economia circular de fluidos frigorigéneos, a Daikin permite que a Action reutilize fluido frigorigéneo ao executar renovações, ajudando a Action a continuar a reduzir o seu impacto ambiental.
Imagen

A cadeia de lojas de produtos não alimentares internacional Action deu mais um passo na direção de uma economia circular. Um aspeto importante é a abordagem da empresa à substituição dos seus sistemas de aquecimento por combustão, por bombas de calor baixas em carbono e à recuperação de gás frigorigéneo das lojas renovadas para utilização nas lojas recém-construídas.

Graças ao programa L∞P by Daikin, as novas lojas da Action vão apoiar totalmente uma economia circular de fluidos frigorigéneos: em vez de produzirem mais desperdício deitando fora o fluido frigorigéneo antigo e produzindo algo novo, vão reutilizar o que está disponível.

Em parceria com a Daikin, a Action reutilizou com sucesso 312,27 kg de gás frigorigéneo distribuído em 15 lojas na Europa em 2020. As duas empresas iniciaram uma colaboração no início de 2019 com um objetivo comum: reduzir o impacto ambiental e suportar uma economia circular. Após o seu sucesso inicial, a Action incluiu esta iniciativa como parte da sua estratégia de Responsabilidade Social Action e pretende continuar a desenvolver a sua colaboração com a Daikin em 2021 com o objetivo de recolher gás frigorigéneo de cerca de 40 lojas.

Como funciona o programa L∞P by Daikin?

O programa L∞P by Daikin recupera fluidos frigorigéneos de sistemas existentes e recicla-os ou devolve-lhes a qualidade virgem. Os fluidos frigorigéneos já não são tratados como desperdício, sendo antes reutilizados em novos sistemas Daikin que são oferecidos à rede de clientes, como a Action.

A Daikin certifica, com a verificação de uma auditoria externa, que a quantidade de fluido frigorigéneo recuperado nas lojas Action corresponde à quantidade de fluido frigorigéneo utilizado em novas lojas certificadas. Desta forma, a Action sabe exatamente qual é a qualidade e a quantidade do fluido frigorigéneo recuperado utilizado nas lojas.

Trabalhar em conjunto para um futuro sustentável

A Action demonstra que oferecer produtos a preços baixos não é impedimento para haver uma consciência ambiental e social. Graças à colaboração com a Daikin, as novas lojas Action vão suportar uma abordagem defensora da economia circular, reduzindo o impacto ambiental e evitando a produção de novos fluidos frigorigéneos.

O programa L∞P by Daikin enquadra-se perfeitamente nas ambições do Plano de Ação para a Economia Circular do Acordo Ecológico Europeu, que tem por objetivo reduzir o desperdício e o uso de matéria-prima na Europa. Ao estabelecer parceria com a Daikin e o programa L∞P by Daikin, a Action demonstra que os revendedores são perfeitamente capazes de se tornarem cada vez mais sustentáveis.

Michiel Coolen, Gestor de Construção do Grupo Action, refere: “estamos a ver o impacto da nossa parceria com a Daikin. A recolha de mais de 300 kg de gás frigorigéneo de mais de 70% das nossas lojas renovadas em 2020 é um sucesso absoluto. Por esse motivo, estamos ansiosos por dar continuidade à nossa colaboração e intensificar as nossas atividades de forma a incluir mais lojas neste programa nos próximos anos e criar um ciclo fechado de utilização de fluidos frigorigéneos na rede Action”.

Toshitaka Tsubouchi, Vice-presidente da Daikin Europe, adianta que "os princípios fundamentais do programa L∞P by Daikin são simples, mas a sua contribuição para o ambiente é enorme. O nosso programa elimina a produção anual de 250.000 kg de fluido frigorigéneo virgem, fornecendo aos europeus o acesso a fluido frigorigéneo recuperado. Ficamos satisfeitos por uma empresa como a Action ter descoberto e integrado o nosso programa nos seus processos e esperamos inspirar muitas outras empresas a fazerem a mesma escolha positiva para nos ajudarem a recuperar a enorme quantidade de fluido frigorigéneo disponível nas instalações existentes".

Imagen

L∞P by Daikin abre o caminho para um futuro sustentável

A Daikin vê o programa como uma parte do percurso para atingir a sua Visão Ambiental 2050. Compromete-se a reduzir a pegada ambiental e reduzir as emissões de CO2 para quase zero. Para o conseguir, uma economia circular, a inovação e a utilização inteligente são os pilares do percurso da Daikin.

O programa é um exemplo perfeito de uma economia circular, tirando partido de todo o ecossistema Daikin e dos seus parceiros empresariais na Europa.

O programa L∞P by Daikin também ilustra a forma como a indústria de AVAC pode agir e oferecer aos clientes uma escolha sustentável para os sistemas de aquecimento e arrefecimento.

Para mais informações sobre a estratégia de Responsabilidade Social e as conquistas da Action, aceda aqui.

Para mais informações sobre o programa L∞P by Daikin, clique aqui.

A Daikin Europe

A Daikin Europe N.V. é uma importante fabricante europeia de sistemas de ar condicionado, bombas de calor e equipamento de refrigeração, com aproximadamente 10.000 funcionários na Europa e 14 importantes instalações de fabrico na Bélgica, República Checa, Alemanha, Itália, Turquia, Áustria e Reino Unido.

Globalmente, a Daikin é reconhecida pela sua abordagem pioneira ao desenvolvimento de produtos e pela qualidade e versatilidade ímpar das suas soluções integradas.

Com mais de 90 anos de experiência no projeto e fabrico de tecnologias de aquecimento e arrefecimento, a Daikin é líder de mercado em tecnologias de bomba de calor.

Empresas ou entidades relacionadas

Daikin - Ar Condicionado

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial