Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Daikin apresenta o guia de 4 passos para a descarbonização das nossas casas

O Instalador31/05/2021
A Daikin apresenta um plano de 4 passos para transformar o aquecimento e o arrefecimento residenciais, de maneira a tornar a Europa mais ecológica.
Imagen

O objetivo é reduzir as emissões de CO2 nos edifícios residenciais, aumentando a quota dos sistemas de aquecimento e arrefecimento renováveis para 40% até 2030.

Estes valores estão de acordo com o objetivo de redução das emissões de CO2 de 40% para 55% até 2030, conforme assinado na Lei Europeia do Clima a 21 de abril.

Uma função essencial dos sistemas de aquecimento renovável

Na sua maioria, o alojamento residencial continua a ser aquecido através de sistemas obsoletos, muitas vezes utilizando combustíveis fósseis poluentes, como carvão e derivados do petróleo. Atualmente, o setor imobiliário europeu é responsável por cerca de 36% das emissões totais de CO2 na UE. Em alguns países europeus, o aquecimento renovável através de bombas de calor tornou-se a nova norma para as novas construções, no entanto o seu potencial no mercado das substituições requer mais exposição. Esta observação revela um grande contraste com o objetivo da UE de redução das emissões de CO2 de 40% para 55% até 2030, de acordo com a Lei Europeia do Clima assinada recentemente.

Patrick Crombez, Diretor-Geral de Aquecimento e Soluções Renováveis da Daikin, salienta: “é necessária uma estratégia clara e acessível para descarbonizar o aquecimento residencial e as tecnologias renováveis estão a desempenhar um papel essencial no alcance de novas metas, especialmente no mercado de substituição. A Daikin adotou novas metas ambiciosas e lidera o caminho com um guia de 4 passos para transformar o aquecimento residencial”.

Os 4 passos para a descarbonização do aquecimento residencial

O passo fundamental deste plano é fortalecer novas regras de construção no que diz respeito à utilização de energia. Atualmente, a Daikin estima que as bombas de calor já tenham uma quota de mercado até 50% em novas habitações (unifamiliares) na Europa. Por esse motivo, é necessário reforçar as regras atuais, para que as bombas de calor sejam a norma.
O segundo passo é aumentar a taxa de substituição. Para atingir os objetivos da Lei Europeia do Clima, a taxa de substituição deve duplicar de 1% para 2% até 2030. Ao aumentar a taxa de substituição, os sistemas antigos estão a ser substituídos por sistemas mais eficientes a nível energético, o que conduz a uma redução natural das emissões. Assim, o próximo desafio é motivar os cidadãos da UE a optarem por soluções renováveis. Isto envolve a necessidade de explicar, a uma escala alargada, que os sistemas de aquecimento renovável, como as bombas de calor, são uma solução eficiente e económica.
O terceiro passo consiste em acabar com os incentivos aos combustíveis fósseis. Os decisores políticos devem evitar os incentivos aos combustíveis fósseis. Atualmente, os incentivos diretos ou indiretos beneficiam as caldeiras a gasóleo ou a gás, em vez das bombas de calor. O seu fabrico é mais barato e acessível, e é também por isso que as tecnologias renováveis necessitam de condições de igualdade.

A diferença entre os preços atuais de eletricidade e gás em muitos estados-membros é demasiado elevada para que as bombas de calor sejam acessíveis para todos os cidadãos da UE.

O último passo é tornar o aquecimento renovável a norma na substituição. A Daikin acredita que as bombas de calor são a melhor solução. De facto, são cada vez mais capazes de obter altas eficiências, mesmo a temperaturas exteriores mais baixas. Por esse motivo, adequam-se a qualquer tipo de casa ou apartamento. A utilização de fontes de energia renováveis para aquecer a casa reduz o consumo de combustíveis fósseis poluentes e as emissões de CO2.

São necessárias ações claras

A Daikin estabeleceu para si própria a ambição de se transformar numa empresa neutra em carbono à escala global até 2050. Atualmente, estes quatro passos são o método mais eficaz de descarbonizar o aquecimento residencial e a Daikin solicita a todos os intervenientes que entrem em ação e se juntem ao movimento.

A Daikin estabeleceu para si própria a ambição de se transformar numa empresa neutra em carbono à escala global até 2050

Enquanto líder na indústria em matéria de aquecimento sustentável, a Daikin abre o caminho. “Na Daikin, trabalhamos diariamente para ajudarmos a tornar estes 4 passos uma realidade. Há tecnologia implementada, os nossos investimentos apoiam este objetivo. Estamos a garantir que a nossa comunidade de instaladores se junta ao movimento. As bombas de calor são o futuro do mercado de substituição e é nosso dever convencer todos os intervenientes. Todos os sinais indicam que devemos agir já. As palavras já não são suficientes, são necessárias ações claras. É a única forma de tornarmos a Europa neutra em carbono até 2050”, conclui Patrick Crombez.

Saiba mais aqui.

Empresas ou entidades relacionadas

Daikin - Ar Condicionado

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial