Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Solar Wash Protect: aumente a eficiência dos seus painéis solares

ChemiTek

30/06/2021
A acumulação de sujidade nos painéis solares pode levar a uma redução significativa da capacidade de produção de energia (até 50%).
Imagen

De modo a evitar esta redução, é necessário limpar os painéis periodicamente. A falta de limpeza pode ainda provocar problemas adicionais tais como os pontos quentes. Este fenómeno aparece quando uma pequena zona do painel não tem incidência de luz (e.g. folhas, dejetos de pássaros, sujidade acumulada, etc.) criando, assim, uma resistência elétrica e levando ao aquecimento excessivo dessa zona. Este efeito pode mesmo causar danos irreversíveis nos painéis.

Uma vez que a água da chuva não é suficiente para manter os painéis limpos, a limpeza usando apenas água não é suficiente para remover para toda a sujidade e o uso de detergentes comuns é motivo para a anulação da garantia, faltava no mercado um produto que solucionasse todas estas questões.

Percecionando esta necessidade no mercado, a ChemiTek desenvolveu a solução para este problema, criando o produto Solar Wash Protect.

O Solar Wash Protect é uma solução especificamente desenvolvida e certificada para o aumento da eficiência dos painéis solares. Um produto único e inovador no mercado, certificado pelo laboratório TÜV Süd e aprovado por 13 dos maiores fabricantes mundiais de painéis fotovoltaicos (TRINA, GCL, LONGI, JINKO, etc.), é uma solução eficaz para a limpeza de sujidade orgânica (dejetos de pássaro, poeiras, pólen, líquen, resíduos de carbono, etc.) sem afetar a garantia dos painéis.

As propriedades antiaderentes, presentes na fórmula, protegem ainda o painel solar entre lavagens, reduzindo a acumulação e a adesão da sujidade. Assim, a produção de energia irá aumentar até 5%, levando à aceleração do retorno do investimento e ao aumento do tempo de vida dos painéis.

Caraterísticas principais do SWP

  • Sem solventes/pH neutro: não afeta a estrutura de metal ou revestimentos anti-refletividade;
  • Proteção de superfície: reduz as manchas de água e a adesão da sujidade;
  • Biodegradável: não prejudica a vida vegetal/animal e lençóis freáticos;
  • Amigo do ambiente: livre de fosfato e cloro;
  • Produto único no mundo com certificação e cartas de conformidade dos maiores fabricantes mundiais de painéis.
Imagen

Resultados esperados

  • Aumento da produção de energia entre lavagens (até 5%);
  • Limpeza rápida, fácil e eficiente de qualquer tipo de sujidade;
  • Otimização do consumo de água;
  • A correta limpeza dos painéis solares prolonga automaticamente sua vida útil.
A ChemiTek é uma empresa portuguesa dedicada ao desenvolvimento, produção e comercialização de soluções inovadoras para a manutenção industrial, com especial foco na indústria solar.
Os seus produtos visam solucionar problemas de modo a proporcionar aos seus clientes uma maior eficiência nas suas operações de manutenção.

O foco na indústria solar vem da crença de que esta é fundamental para a transição para fontes de energia limpa.

Em linha com a sua Política de Sustentabilidade e com a indústria solar, a ChemiTek compromete-se a que todos os seus produtos sejam biodegradáveis e amigos do ambiente.

Saiba mais aqui: www.chemitek.pt

Empresas ou entidades relacionadas

Chemitek - Química Avançada, S.A.

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial