Com um olho no futuro, esperemos que não muito longe em que esta crise global terminou, todos nós perguntamos como é que os sistemas de AVAC e de ventilação se adaptarão ao mundo pós-Covid.
Quando se sabe que o SARS-COV-2 é transmitido pelo ar, muitos organismos estão a receber novas recomendações para prevenir o contágio, como a utilização de filtragem hepa em purificadores, caixas de ventilação, etc.
Ventilação com janelas abertas e ar condicionado um quarto em ótimas condições é sempre difícil de cumprir, especialmente quando chegam baixas temperaturas, e é aqui que os filtros HEPA podem ser uma grande ajuda na luta contra o coronavírus. Em todo o caso, a solução passará sempre por uma ventilação mecânica eficiente e pelo ar tratado, limpo e puro. A Tecna oferece vários modelos de caixas de ventilação com filtros HEPA de alta eficiência, com várias fases de filtração, adequadas para uso residencial e espaços comerciais.
1) Caixas de ventilação extraplanas TECNAVENT SUPER SLIM FILBOX. Com filtro pré-filtro G3+ HEPA H11
Estas caixas de ventilação têm filtro H11 incorporado. O filtro HEPA H11 é capaz de remover até 95% das partículas PM2.5 finas.
São extraplanas e muito silenciosas ,ideais para ventilação de casas, chalés, escritórios, hotéis e ventiladores em geral com condutas. Motor de alta pressão e ventilador para instalações com condutas, e com duas velocidades para uma melhor regulação do fluxo necessário. Adequado para fornecer em casas, instalações comerciais, escolas, etc., um ar limpo eliminando a poluição atmosférica.
2) Caixas de ventilação de fluxo duplo extraplana (VMC-DF)
Tratam-se de caixas de ventilação com duas ventoinhas (fluxo duplo) para ventilação mecânica controlada em casas e escritórios equipados com filtros bactericidas hepa H13 para eliminar vírus e bactérias, uma eficiência superior a 99,7%. Estas caixas de ventilação são excelentes unidades para a purificação e esterilização completa do ar, quer sejam usadas para reciclar o ar interior de casas, escritórios, lojas, restaurantes, etc.
Caraterísticas:
3) Caixas de filtro ISOBOX FB-K2 (G4+H13 / G4+H13+CARBON)
As caixas de filtro ISOBOX FB-K2 são concebidas para serem utilizadas em sistemas de ventilação e de alimentação que requerem um elevado nível de purificação do ar. Estão indicados para ligação às condutas. O caso incorpora um painel de serviço para acesso rápido aos filtros:
- Pré-filtrado com um filtro G4;
- Filtragem secundária com um filtro H13 HEPA. (Eficiência de 99% PM2.5);
- Para a remoção adicional de odores e gases indesejados, é possível instalar um filtro de carbono.
4) Tecnavents ISOBOX KSV caixas de filtro à prova de som (G4+H13/G4+H13+CARBON), até 650 m3/h.
As caixas de filtro ISOBOX KSV são concebidas para a integração em sistemas de ventilação que requerem alta limpeza do ar de entrada, funcionamento silencioso e espaço de montagem limitado. As ventoinhas são compatíveis com as condutas de ar circular Ø 100, 150 e 200 mm. Cumprem os regulamentos da ERP-2018. Estas caixas são apresentadas em 4 tamanhos com fluxos de ar de 180 a 640 m3/h e possibilidade para trabalhar com 50 ou 60 Hz.
O caso incorpora um painel de serviço para acesso rápido aos filtros:
- Pré-filtrado com um filtro G4;
- Filtragem secundária com um filtro H13 HEPA. (Eficiência de 99% PM2.5);
- Para a remoção adicional de odores e gases indesejados, é possível instalar um filtro de carbono.
Fases de filtração
oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal