Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Soluções Lumosa para cidades inteligentes

Lumosa13/09/2021
As Smart Cities procuram integrar a inovação e a tecnologia em locais onde existe uma elevada interação humana com as infraestruturas da cidade. Muitos governos por todo o mundo procuram inserir a tecnologia em todo o tipo de operações da cidade.
Imagen
Uma Cidade Inteligente é dotada de investimento humano e social que incentiva a utilização de diversas tecnologias com vista a um crescimento económico sustentável fazendo uma utilização eficiente das estruturas físicas da cidade. Ao utilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação, as Smart Cities trabalham na inteligência de instrumentação, onde as infraestruturas são controladas através de captação de informação em tempo real, com recurso a inteligência artificial.
As áreas de implementação de tecnologia são inúmeras, passando por: transportes públicos, redes de águas e de energia, saneamento e gestão de resíduos sólidos, mobilidade urbana eficiente, e-governance e participação social.

A Lumosa pode contribuir para uma Cidade Inteligente com base na sustentabilidade e eficiência energética. Com as soluções Lumosa é possível:

1. Monitorizar sistemas de iluminação desportiva;

2. Otimizar a eficiência das operações e serviços da cidade e conectar-se aos cidadãos;

3. Permite que as 'autoridades' interajam diretamente com a infraestrutura e monitorize a sua operacionalidade;

4. Ferramentas e soluções para melhorar a qualidade, desempenho e interatividade dos serviços urbanos, reduzindo custos e consumo de recursos e aumentar a segurança dos espaços;

5. Integra três dimensões: espaços físicos/espaços institucionais/espaços digitais.

Imagen
A Lumosa dispõe de uma série de soluções LED integradas que têm como base a tecnologia e são especialmente desenvolvidas para uma maior eficiência e poupança de energia.
A substituição da iluminação convencional por uma solução LED acarreta tipicamente uma série de benefícios aos seus consumidores. A iluminação LED destaca-se pela sua eficiência e durabilidade. Além disso, ligam e desligam instantaneamente não carecendo de períodos de aquecimento e arrefecimento, e são mais sustentáveis, uma vez que não contêm mercúrio e apresentam elevadas taxas de reciclagem.
Juntamente com as vantagens inerentes ao LED, a Lumosa dispõe também de um sistema de controlo inteligente da iluminação que permite aumentar a sua eficiência, o Lumosa Touch.
O Lumosa Touch é uma aplicação web que permite o controlo das diversas soluções Lumosa, desde a iluminação publica, à iluminação de recintos desportivos e grandes áreas até aos sistemas de carregamento de veículos elétricos.
O controlo é realizador de forma simples, rápida e intuitiva. A aplicação pode ser operada através de um PC, tablet ou smartphone autorizado e com ligação à internet. A visão geral da área a iluminar é exibida de forma clara para que o controlo da iluminação seja de fácil realização.

Os elementos principais que fazem deste sistema de telegestão um produto inovador são:

a. Comunicação através dos cabos de alimentação (Powerline) com acoplamento entre fases;

b. Uma gateway permite controlar luminárias individualmente ou em grupos pré-definidos;

c. Aplicação WEB na cloud que pode ser acedida através de qualquer dispositivo com conectividade, PC, tablet ou smartphone. Não carece de instalação de software;

d. Comunicação Bidirecional – permite configurar parâmetros controlar e ler o 'status' das luminárias. (Por ex: temperatura de funcionamento dos módulos LED);

e. Ferramenta de configuração e parametrização das luminárias de forma remota ou através de um 'Service Modem' ligado na instalação;

f. A gateway possui uma carta de relés que permitem ligar e desligar circuitos distintos;

g. Possibilidade de integração de analisador de energia com saída por pulso para monitorização dos consumos através da App (opcional);

h. Possibilidade de integração com outros sistemas através de entradas digitais pré-programáveis. (por exemplo, com 2 entradas digitais é possível escolher quatro cenários pré-programados).

Imagen
As soluções Lumosa são desenvolvidas com foco na tecnologia procurando estarem aptas a equipar Cidades Inteligentes.

Para mais informações sobre as Soluções Lumosa Lighting e Lumosa Energy, aceda a www.lumosa.pt ou contacte-nos através do e-mail: geral@lumosa.pt

Empresas ou entidades relacionadas

Lumosa Iberia, Lda

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial