Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Saúde e bem-estar com nanoe™X: a tecnologia mais recente da Panasonic

Panasonic06/09/2021
Depois de mais um ano de pandemia a conviver com um vírus que transformou todos os aspetos das nossas vidas, a preocupação com a nossa saúde e com a saúde de quem nos rodeia tornou-se o nosso principal objetivo.
Imagen
Se antes considerávamos que os hábitos de vida saudável consistiam numa dieta equilibrada e na prática de desporto, agora acrescentamos a esta lista a preocupação pela qualidade do ar que respiramos.
A Panasonic trabalha há mais de 100 anos para melhorar a vida das pessoas, não só desenvolvendo produtos inovadores que facilitam o seu dia-a-dia, mas também tecnologias que conciliam conforto, saúde e o cuidado do ambiente. Neste sentido, a qualidade do ar sempre foi uma das principais preocupações da Panasonic, mas neste último ano, com o surgimento do Coronavírus, este problema assumiu uma relevância cada vez maior, uma vez que as pessoas estão mais do que nunca conscientes da importância de respirar ar limpo e fresco em espaços fechados.
Os dados da OMS demonstram que, inclusivamente antes do confinamento, as pessoas passavam cerca de 90% do tempo no interior - em casa, na escola, no escritório, no supermercado, nas lojas, nos centros de saúde, etc. Da mesma maneira que nos preocupamos com a poluição do ar exterior, também é importante garantir as condições mínimas de ventilação e renovação para eliminar os poluentes produzidos.
A purificação do ar através dos equipamentos de climatização tem sido um dos grandes desafios da Panasonic, que há anos investiga e trabalha em novas tecnologias que permitem otimizar a qualidade do ar interior. Neste sentido, a Panasonic é uma empresa pioneira que aposta desde 1997 na nanoe™X, uma tecnologia exclusiva que inibe determinados vírus e bactérias e que inclusivamente desodoriza as divisões, tendo sido lançada no mercado em 2003. Desde então, a Panasonic evoluiu muito e anunciou recentemente que a tecnologia nanoe™X tem um efeito inibidor de 91,4% no novo coronavírus, tal como foi certificado pela organização privada de investigação Texcell.
Como funciona a nanoe™X? Transportando o equilíbrio da natureza para a qualidade do ar interior. A natureza está repleta de radicais de hidroxilo (OH) que atuam como um 'detergente' natural, que ao entrar em contacto com os poluentes produzem uma reação que decompõe e neutraliza os seus efeitos.

“Na Panasonic, conseguimos replicar este processo que ocorre na natureza e transportá-lo para os espaços interiores para melhorar a qualidade do ar e criar um ambiente muito mais limpo e saudável” - Bruno Pereira, Responsável Comercial de Ar Condicionado da Panasonic em Portugal

“Na Panasonic, conseguimos replicar este processo que ocorre na natureza e transportá-lo para os espaços interiores para melhorar a qualidade do ar e criar um ambiente muito mais limpo e saudável”, declarou Bruno Pereira, Responsável Comercial de Ar Condicionado da Panasonic em Portugal.

A tecnologia nanoe™X permite criar radicais de hidroxilo contidos na água, aumentando significativamente a sua eficácia, uma vez que a sua vida útil é de 10 minutos, ao passo que a dos radicais na natureza é de menos de um segundo. Além disso, a nova versão melhorada nanoe™X Generator Mark 2 produz 9,6 mil milhões de radicais de hidroxilo por segundo, o que resulta num melhor desempenho na inibição de poluentes.

Ao contrário de outros sistemas, esta tecnologia não só limpa as partículas poluentes que passam para o interior dos equipamentos, porque não é um filtro, mas permite limpar o espaço interior e inclusivamente a superfície de uma divisão. A nanoe™X retém os poluentes que se encontram no ar, paredes, maçanetas das portas ou superfície dos móveis, além de tecidos, cortinas, tapetes, etc. e os radicais de hidroxilo atuam sobre determinados poluentes desnaturalizando as suas proteínas e inibindo a sua atividade. Deste modo, além de desodorizar - reduzindo a intensidade do cheiro a tabaco, animais, churrasco ou humidade - também inibe cinco tipos de poluentes como bactérias e vírus, bolores, alergénios, pólen e substâncias perigosas. Além disso, a tecnologia nanoe™X não exige manutenção e funciona independentemente do aquecimento ou da refrigeração, melhorando assim a proteção 24 horas por dia, sete dias por semana.
“Agora que a qualidade do ar que respiramos se tornou uma prioridade, contar com uma solução como a nanoe™X, que permite limpar o ar de forma natural e efetiva, é uma grande tranquilidade para muitos de nós”, sublinha Bruno Pereira. Como consequência, "a nanoe™X tornou-se um dos eixos de desenvolvimento mais importantes para a Panasonic e estamos a trabalhar na integração desta tecnologia numa ampla gama de equipamentos de uso doméstico, industrial e comercial, para que todos os espaços interiores possam garantir uma boa qualidade do ar”.

Procura aumentou exponencialmente

Com a pandemia, a procura de soluções que contribuem para melhorar a qualidade do ar interior aumentou exponencialmente. Assim, a Panasonic lançou em fevereiro a sua nova gama de ar condicionado Etherea, que integra a nanoe™X Generator Mark 2. Sem manutenção e capacitados para funcionar independentemente do aquecimento ou da refrigeração, estes equipamentos melhoram a proteção 24 horas por dia, sete dias por semana. A Etherea é uma das gamas equipadas com esta tecnologia que limpa o ar quando estamos fora e melhora o ambiente quando estamos em casa. Além disso, o seu design elegante e estilizado combina com qualquer interior, ao mesmo tempo que oferece um excelente desempenho com a máxima eficiência energética A+++ em aquecimento e refrigeração.
Para dar resposta à procura do setor industrial e comercial, a Panasonic lançou recentemente as suas novas condutas PF3 da gama semi-industrial, equipadas de série com nanoe™X. A empresa aproveitou o momento para introduzir a sua exclusiva tecnologia em toda a gama PACi (condutas, cassetes, consolas e splits). Por último, a gama industrial representada pelo VRF, terá novas unidades interiores - compatíveis com R32 e R410 - com a exclusiva tecnologia nanoe™X da Panasonic integrada de série nas condutas e cassetes.
A Panasonic mantém o seu firme compromisso com a tecnologia e a inovação com o objetivo de melhorar a vida das pessoas através dos seus equipamentos. Agora, com a nanoe™X, conseguiu transportar os benefícios que a natureza proporciona, limpando de forma natural o ar que respiramos para conseguir o máximo conforto e bem-estar no interior.

Empresas ou entidades relacionadas

Panasonic Portugal

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial