Informação profissional do setor das instalações em Portugal
FEIRA VIRTUAL

Schlüter®-SCHIENE (ficha de produto)

21/12/2021
Imagen
Remate do revestimento para pavimentos para uma proteção segura de cantos.
Schlüter-SCHIENE é um perfil especial para a proteção e decoração dos cantos exteriores em pavimentos cerâmicos, mas também pode ser aplicado perfeitamente com outros materiais de revestimento e noutras aplicações.

Outras áreas de aplicação são, por exemplo, transições entre tipos de revestimento diferentes (p. ex. entre pavimentos em tijoleira e alcatifas), remates de rodapé, proteção de cantos em juntas de dilatação, cantos de remates limpos e decorativos em degraus de escadas, bem como em qualquer tipo de remate de superfícies e campos, para o remate limpo entre materiais de pavimentação, como alcatifa, parquete, pavimento flutuante, revestimento em pedra natural ou resina de reacção.

Devido à construção particular do perfil, com espessuras do material e ângulos especiais, as cargas verificadas são desviadas para o revestimento e pavimento. Isto permite proteger as arestas do revestimento de forma eficaz contra danos. Através da nervura de junta, moldado a partir de uma altura do perfil de 6 mm (SCHIENE-ES a partir de 8 mm de altura), é criada uma câmara de junta definida do lado da cerâmica. Schlüter-SCHIENE em todos os materiais pode ser fornecido com uma estampagem do raio”R“, permitindo formar uma curvatura.

O perfil está disponível nas seguintes versões:

  • E = aço inoxidável

V2A material n.º 1.4301 = AISI 304

V4A material n.º 1.4404 = AISI 316L

EB = aço inoxidável escovado

A = alumínio

M = latão

AE = alumínio anodizado natural mate.

Caraterísticas do material e áreas de aplicação

Schlüter-SCHIENE-M são perfis em latão. Não é possível evitar ligeiras marcas de fabrico nas respetivas superfícies não tratadas. São adequados para suportar elevadas cargas mecânicas, por ex., como proteção de arestas para juntas de expansão em revestimentos industriais com tráfego de máquinas. O latão é resistente à maioria das substâncias químicas que entram em contacto com um revestimento cerâmico.

Nas áreas visíveis livres dos perfis em latão forma-se uma camada de óxido devido à ação do ar, o que provoca um escurecimento da superfície. A ação da humidade ou de substâncias agressivas pode levar a uma maior oxidação e à formação de manchas na superfície. Schlüter-SCHIENE-A são perfis em alumínio. Também não é possível evitar ligeiras marcas de fabrico nas respetivas superfícies não tratadas. Deve ser verificada a sua adequação para o meio químico esperado.

O alumínio é sensível a substâncias alcalinas. Os materiais à base de cimento desenvolvem propriedades alcalinas sob a influência de humidade e, dependendo da concentração e do tempo de atuação, podem dar origem à corrosão (formação de hidróxido de alumínio). Por esse motivo, a argamassa ou o material para juntas em superfícies visíveis deve ser removido imediatamente e os revestimentos acabados de colocar não devem ser cobertos com película. Assentar bem o perfil na camada de contacto da tijoleira, de modo a impossibilitar a acumulação de água alcalina nas cavidades.

Caso existam requisitos mais elevados a nível visual, estão disponíveis superfícies de alta qualidade e pós-tratadas dos Schlüter-SCHIENE-A / –EB. O Schlüter-SCHIENE-AE em alumínio anodizado apresenta uma superfície enriquecida com uma camada anodizada que não sofre alterações com uma utilização normal. A superfície pode ser danificada por substâncias agressivas ou ação abrasiva. Cimento-cola, argamassa ou materiais para juntas podem atacar a superfície, pelo que deve ser removida imediatamente qualquer sujidade. De resto, aplicam-se as informações referentes ao alumínio.

Schlüter-SCHIENE-E é formado de tiras de chapa em aço inoxidável, V2A (material 1.4301) ou V4A (material 1.4404). Por este motivo a estrutura dos perfis diverge um pouco das versões prensadas por extrusão em latão e alumínio. Schlüter-SCHIENE-E pode ser sujeito a elevadas cargas mecânicas e é especialmente adequado para áreas de aplicação em que é necessária resistência a agressões químicas ou de ácidos, por exemplo na indústria alimentar, em cervejarias, leitarias, cozinhas industriais e hospitais.
Em caso de maiores influências, por ex. em piscinas (água doce), recomendamos a utilização de 1.4404. O aço inoxidável do tipo 1.4404 também não é resistente a todas as substâncias químicas. Substâncias como ácido clorídrico e ácido fluorídrico ou determinadas concentrações de cloro ou sal podem provocar danos. Em determinados casos, isto aplica-se também a piscinas de água salgada. Por esse motivo, é sempre necessário averiguar atempadamente as substâncias químicas esperadas.

Instalação

1. A altura do perfil deve ser selecionado de acordo com a espessura do azulejo e o processo de colocação.

2. Aplicar cimento cola com uma talocha dentada onde o revestimento de tijoleira deve ser limitado.

3. O perfil deve ser comprimido e alinhado com a aba de fixação trapezoidal perfurada na camada de cola.

4. Aplicar com a espátula o cimento cola sobre toda a superfície da aba de fixação trapezoidal perfurada.

5. Assentar bem a cerâmica seguinte e alinhar de forma que o canto superior do perfil fique nivelado com a cerâmica (o perfil não deve ficar com uma altura superior à da superfície do revestimento, antes até 1 mm abaixo). A cerâmica tem de ser aplicada em toda a área do perfil.

6. A cerâmica é aplicada no separador da junta, garantindo, assim, uma junta uniforme de 1,5 mm. Nos perfis sem nervura de junta deve ser deixada uma junta com aprox. 1,5 mm de largura.

7. A área da junta entre a cerâmica e o perfil deve ser completamente preenchida com argamassa para juntas.


CONTACTAR A EMPRESA

Empresas ou entidades relacionadas

Schluter Systems, S.L.

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial