Informação profissional do setor das instalações em Portugal
FEIRA VIRTUAL

Schlüter-JOLLY (ficha de produto)

21/12/2021
Imagen

Ângulos para paredes e remates para proteção decorativa de arestas.

Aplicação e função

O Schlüter-JOLLY é um perfil de remate para cantos exteriores de paredes em revestimentos de cerâmica que oferece uma boa proteção de arestas. Os perfis coloridos permitem ajustar os cantos exteriores do revestimento às cores da tijoleira
e das juntas ou ainda criar interessantes contrastes para efeito decorativo.

Entre outras áreas de aplicação, contam-se também remates de rodapé e a criação de arestas de remate impecáveis para revestimentos em alcatifa, pedra natural ou revestimentos de resina epóxi na parede. Além do efeito decorativo dos perfis, a cerâmica na zona das arestas é protegida de forma eficaz contra danos causados por solicitações mecânicas. Graças ao separador de juntas integrado, forma-se uma câmara de junta definida face à tijoleira.

Material

O Schlüter-JOLLY está disponível nas seguintes versões de material:

MC = latão cromado

ACG = alumínio anodizado cromado brilhante

ACGB = alumínio anodizado cromado escovado

AT = alumínio anodizado titânio mate

ATG = alumínio anodizado titânio brilhante

ATGB = alumínio anodizado titânio escovado (podem ocorrer alterações cromáticas em relação a outros perfis Schlüter na versão ATGB)

AK = alumínio anodizado cobre mate

AKG = alumínio anodizado cobre brilhante

AKGB = alumínio anodizado cobre escovado

AM = alumínio anodizado latão mate

AMG = alumínio anodizado latão brilhante

AMGB = alumínio anodizado latão escovado

ABGB = lumínio anodizado bronze antigo escovado

AGSG = alumínio anodizado preto brilhante

AGRB = alumínio anodizado grafite escovado

TS = alumínio lacado com relevo

AC = alumínio lacado

P = PVC colorido

Nota: Os materiais latão, alumínio, alumínio anodizado natural e aço inoxidável estão associados ao grupo de produtos Schlüter-SCHIENE.

Caraterísticas do material e áreas de aplicação

Em determinados casos, a aplicabilidade do tipo de perfil previsto deve ser verificada, com base nas solicitações químicas, mecânicas, ou de outra natureza, esperadas.

O Schlüter-JOLLY-MC (latão cromado) é particularmente indicado para cantos de paredes e remates, p. ex. adequados para armações cromadas em casas de banho. As arestas que ficam à vista devem ser protegidas contra objetos que esmerilem ou raspem. Daí ser necessário remover de imediato a argamassa ou material para juntas.

Schlüter-JOLLY-AC (alumínio lacado): o alumínio é pré-tratado (cromado) e revestido com tinta em pó de poliuretano. O revestimento não perde a cor e é resistente aos raios UV e às condições atmosféricas. As arestas visíveis devem ser protegidas contra objetos que provoquem desgaste ou riscos.

As superfícies de Schlüter-JOLLY-TS (alumínio lacado com relevo) apresentam caraterísticas naturais (outras caraterísticas, ver Schlüter-JOLLY-AC).

Schlüter-JOLLY-ACG / -ACGB / -AT / -ATG / -ATGB / -AK / -AKG / -AKGB / -AM / -AMG / -AMGB / - ABGB / -AGSG / -AGRB (alumínio anodizado): o alumínio apresenta uma superfície aperfeiçoada pela camada de anodização, a qual não se altera sob circunstâncias de aplicação normais. As arestas visíveis devem ser protegidas contra objetos que provoquem desgaste ou riscos. O alumínio é sensível a substâncias alcalinas. Os materiais à base de cimento desenvolvem propriedades alcalinas sob a influência de humidade e, dependendo da concentração e do tempo de atuação, podem dar origem à corrosão (formação de hidróxido de alumínio). Por esse motivo, a argamassa ou o material para juntas em superfícies visíveis deve ser removido imediatamente e os revestimentos acabados de colocar não devem ser cobertos com película. O perfil deve ser bem assente na camada de contacto da cerâmica, de modo a impossibilitar a acumulação de água alcalina nas cavidades.

O Schlüter-JOLLY-P (PVC colorido) é produzido em PVC duro tingido e é resistente à deformação ou riscos. O material é estável aos UV, porém no exterior a cor não resiste de forma duradoura. Não indicado para remates para cantos ou e de revestimentos com uma forte solicitação mecânica, p.ex, em arestas de degraus ou remates para pisos.

Schlüter-SCHIENE-M/-A/-AE/-E: complementarmente, sugerimos os nossos diversos modelos de Schlüter- SCHIENE que, de forma geral, podem ser utilizados em áreas de aplicação semelhantes ao Schlüter- JOLLY.

Colocação

1. Selecionar o Schlüter-JOLLY em conformidade com a altura da cerâmica.

2. Aplicar o cimento cola com uma colher dentada onde o revestimento de cerâmica deverá ser limitado. Para aplicar Schlüter-JOLLY em cantos de parede, efetua-se primeiro a colocação da cerâmica em toda a parede e aplica-se, de seguida, cimento cola na área do canto da outra parede.

3. Assentar e posicionar o Schlüter-JOLLY com a aba de fixação perfurada trapezoidal na camada de cola.

4. Aplicar cimento cola em toda a superfície da aba de fixação perfurada.

5. Assentar bem a cerâmica adjacente e posicioná-la de forma a que a aresta superior do perfil fique ao mesmo nível da cerâmica. A cerâmica tem de assentar por completo na área do perfil.

6. A cerâmica é aplicada encostada ao separador lateral da junta, assegurando-se assim uma junta uniforme com1,5 mm.

7. Encher por completo o espaço da junta entre a cerâmica e o perfil Schlüter-JOLLY com argamassa.

8. Nas superfícies sensíveis, não trabalhar com material e ferramentas que risquem ou provoquem danos. Remover imediatamente a sujidade originada por argamassa ou cimento cola, sobretudo quando de trata de alumínio.

Notas

O Schlüter-JOLLY não necessita de cuidados especiais ou manutenção. Não utilizar nenhum detergente que esmerile em superfícies sensíveis. Os danos na camada anodizada só podem ser eliminados mediante a aplicação de uma nova camada de tinta.


CONTACTAR A EMPRESA

Empresas ou entidades relacionadas

Schluter Systems, S.L.

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial