Informação profissional do setor das instalações em Portugal
FEIRA VIRTUAL

Schlüter-QUADEC (ficha de produto)

21/12/2021
Imagen

Cantos de paredes e remates para proteção de ângulos decorativos.

Aplicação e função

Schlüter-QUADEC é um perfil de remate de elevada qualidade para cantos exteriores de paredes com revestimentos cerâmicos e oferece uma boa proteção de arestas. A superfície visível do perfil forma um canto exterior quadrangular para os revestimentos cerâmicos.

Através da nervura de junta integrada nos perfis em alumínio forma-se uma câmara de junta definida em relação à cerâmica. Os perfis podem ser fornecidos em vários materiais, cores e superfícies, e permitem ajustar os cantos exteriores do revestimento às cores da cerâmica e das juntas ou criar contrastes interessantes e decorativos.

Schlüter-QUADEC-E e Schlüter-QUADEC-A formam um conjunto harmonioso com os perfis de guarnição Schlüter-UADEC-FS ou Schlüter-DESIGNLINE.

Para além do efeito decorativo, os perfis também protegem as arestas da cerâmica eficazmente contra danos causados por solicitações mecânicas. Schlüter-QUADEC em aço inoxidável é particularmente resistente e pode ser utilizado para proteger arestas, como remate de pavimento ou para as arestas de escadas.

Da mesma forma, com o QUADEC é possível obter remates, cantos ou remates de pavimento junto a outros materiais, como alcatifas, parquete, tijoleira em pedra natural ou resina epóxi.

Para uma ligação simples e agradável dos perfis QUADEC a ângulos interiores e exteriores estão disponíveis várias peças especiais, bem como para materiais selecionados, elementos de união e peças de topo.

Material

Schlüter-QUADEC está disponível para entrega nos seguintes materiais:

E = aço inoxidável

V2A n.º material 1.4301 = AISI 304

V4A n.º material 1.4404 = AISI

316L

EB = aço inoxidável escovado

ES = aço inoxidável estruturado

EP = aço inoxidável polido

MC = latão cromado

AE = alumínio anodizado natural mate

AT = alumínio anodizado titânio mate

ACG = alumínio anodizado cromado brilhante

ACGB = alumínio anodizado cromado escovado

ATG = alumínio anodizado titânio brilhante

ATGB = alumínio anodizado titânio escovado

AEX = alumínio anodizado natural em “X” escovado

AMX = alumínio anodizado latão em “X” escovado

ATX = alumínio anodizado titânio em “X” escovado

AQGX = alumínio anodizado cinzento quartzo em “X” escovado

TS = alumínio lacado com relevo

AC = alumínio lacado

PQ = PVC colorido.

Caraterísticas dos materiais e áreas de aplicação

Schlüter-QUADEC é fabricado em diversos materiais e com diferentes superfícies. Deve ser verificado, caso a caso, a possibilidade de utilização do perfil em determinadas condições químicas ou mecânicas.

As notas que se seguem apenas fornecem algumas informações gerais. Schlüter-QUADEC-MC (latão cromado) é particularmente adequado para ângulos para paredes e remates, por ex., a condizer com torneiras cromadas em casa de banho. As superfícies visíveis devem ser protegidas contra objetos abrasivos ou que a possam riscar. Qualquer argamassa ou material para juntas deve ser removido imediatamente.

Schlüter-QUADEC-E é moldado a partir de fitas de aço inoxidável e chapa, V2A (material 1.4301) ou V4A (material 1.4404).

Schlüter-QUADEC-E pode ser sujeito a elevadas cargas mecânicas e é especialmente adequado para áreas de aplicação em que é necessária resistência a agressões químicas ou de ácidos, por exemplo na indústria alimentar, em cervejarias, leitarias, cozinhas industriais e hospitais bem como em residências particulares. Dependendo da carga esperada pode escolher entre as ligas de material 1.4301 ou 1.4404. Com cargas elevadas, por ex., em piscinas (água doce), recomendamos a utilização de 1.4404.

Mesmo o aço inoxidável de qualidade 1.4404 não é resistente a todas as influências químicas, por ex., ácido clorídrico ou ácido fluorídrico e a determinadas concentrações de cloro e água salgada.

Em determinados casos, isto aplica-se também a piscinas de água salgada. Devem-se comprovar agressões especiais antes da instalação dos perfis.

Schlüter-QUADEC-AE/-ACG/-ACGB/-AEX /-AMX/-ATX/-AQGX/-AT/-ATG/-ATGB (alumínio anodizado): o alumínio demonstra uma superfície aperfeiçoada devido à camada anodizada, a qual não irá alterar-se com a utilização normal.

As áreas visíveis devem ser protegidas de abrasão ou riscos. O alumínio é sensível a produtos alcalinos. Os materiais à base de cimento desenvolvem propriedades alcalinas sob a influência de humidade e, dependendo da concentração e do tempo de atuação, podem dar origem à corrosão (formação de hidróxido de alumínio).

Por esse motivo, a argamassa ou o material para juntas em superfícies visíveis deve ser removido imediatamente e os revestimentos acabados de colocar não devem ser cobertos com película. O perfil deverá estar em contacto com a cerâmica em toda a sua superfície, evitando, desta forma, a acumulação de água nas cavidades.

Schlüter-QUADEC-AC (alumínio lacado): o alumínio é pré-tratado (cromado) e pintado a pó com poliuretano. O revestimento não perde a cor e é resistente a raios UV e a intempéries. As arestas visíveis devem ser protegidas contra objetos que provoquem desgaste ou riscos.

As superfícies de QUADEC-TS (alumínio com revestimento texturizado) apresentam caraterísticas naturais (outras caraterísticas, ver QUADEC-AC).

Schlüter-QUADEC-PQ (PVC colorido) são fabricados em PVC duro colorido e são resistentes à torção ou riscos. O material resiste aos raios UV, mas se for aplicado no exterior acabará por desbotar. Não adequado para remates de cantos ou de revestimento com fortes solicitações mecânicas, por ex., em arestas de degraus ou remates de pavimento.

Nota: devido a diferentes tecnologias de fabrico não é possível excluir diferenças de cor entre os perfis e os cantos.

Colocação

1. Escolher o Schlüter-QUADEC de acordo com a altura da cerâmica.

2. Aplicar o cimento cola com uma talocha dentada nos pontos onde o revestimento de cerâmica deverá ser limitado. Se se aplicar QUADEC no canto exterior de uma parede, coloca-se primeiro a cerâmica na parede e de seguida aplica-se cimento cola no canto na outra parede, na área do canto.

3. Comprimir e alinhar o Schlüter-QUADEC com a aba de fixação na camada de cola.

4. Aplicar cimento cola em toda a superfície da aba de fixação perfurada e preencher a câmara de perfil redonda com cimento cola.

5. Comprimir bem a cerâmica seguinte e alinhar de forma que o canto superior do perfil fique nivelado. A cerâmica tem de assentar por completo na área do perfil.

6. A cerâmica é aplicada na nervura de união, garantindo, assim, uma junta uniforme de 1,5 mm. Nos perfis em aço inoxidável e latão deixa-se uma junta com aprox. 1,5 mm. Preencher por completo o espaço da junta, entre a cerâmica e o perfil, com argamassa para juntas.

7. Nas superfícies sensíveis deve-se trabalhar com materiais e ferramentas que não causem quaisquer riscos ou danos. Qualquer sujidade originada por argamassa ou cimento cola deve ser removida imediatamente, em particular em alumínio.

8. Estão disponíveis peças angulares adequadas para cantos interiores e exteriores.

Notas

Schlüter-QUADEC não necessita de manutenção nem de cuidados especiais. Não utilizar nenhum detergente que esmerile em superfícies sensíveis. Os danos na camada de anodização só podem ser eliminados através da aplicação de uma nova camada. O aço inoxidável fica mais brilhante aplicando um polimento cromado ou um produto semelhante.

As superfícies de aço inoxidável expostas a intempéries ou a substâncias agressivas deverão ser limpas regularmente com produtos de limpeza suaves. A limpeza regular não só ajuda a manter o aspeto limpo do aço inoxidável, como também reduz o risco de corrosão. Os produtos de limpeza não podem conter ácido clorídrico nem ácido fluorídrico.

Deve ser evitado o contacto com outros metais, p. ex., aço normal, uma vez que isto pode dar origem a uma transferência de ferrugem. Esta regra também se aplica às ferramentas, como a espátula e palha-de-aço, que servem, por exemplo, para remover restos de argamassa. Se necessário, recomendamos a utilização da massa de polimento e limpeza para aço inoxidável Schlüter-CLEAN-CP.


CONTACTAR A EMPRESA

Empresas ou entidades relacionadas

Schluter Systems, S.L.

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial