Informação profissional do setor das instalações em Portugal
FEIRA VIRTUAL

Schlüter-DILEX-MOP (ficha de produto)

21/12/2021
Imagen

Perfil de juntas de dilatação para o assentamento da argamassa.

Aplicação e função

Schlüter-DILEX-MOP é um perfil de juntas de dilatação com paredes laterais dentadas em PVC reciclado duro e uma parte central em PVC macio. O perfil pode ser fornecido em três alturas diferentes e é instalado como junta de dilatação em revestimentos de placas clinquer, cerâmica, pedra natural ou placas de pedra artificial aplicadas em argamassa. O perfil separa as várias áreas de revestimento e suporta pequenas tensões de pressão na parte central em PVC macio.

Não serão suportadas forças de tracção que possam ocorrer porque o perfil não permite uma aderência lateral suficiente na camada de argamassa.

Em caso de carga mecânica por transportes de superfície, os flancos laterais do perfil em PVC duro protegem as arestas do material de revestimento adjacente, sendo que é necessário observar as limitações inerentes à capacidade de carga dos perfis em PVC enquanto protecção para arestas. As partes laterais do perfil são produzidas em PVC reciclado duro ecológico e podem apresentar ligeiras divergências no tom da cor. Por este motivo, estes perfis são indicados especialmente para edifícios industriais.

Schlüter-DILEX-MOP também pode ser embutido em juntas que tenham sido feitas posteriormente ou em juntas mais largas, por exemplo, em renovações. Neste último caso, o espaço da junta restante deve ser preenchido cuidadosamente com material para juntas ou com resina epóxi.

Material

Schlüter-DILEX-MOP é constituído por PVC reciclado duro nas paredes laterais e macio na zona central superior, que funciona como zona de dilatação.

Caraterísticas do material e áreas de aplicação

O perfil é resistente às agressões químicas que costumam ocorrer em revestimentos de cerâmica.

Em determinados casos, a utilização do tipo de material previsto deve ser verificada com base nas agressões químicas, mecânicas ou outros fatores esperados.

Schlüter-DILEX-MOP é aplicado como junta de dilatação em revestimentos de cerâmica e de lajes que tenham sido instalados numa camada de argamassa. O perfil separa as várias áreas de revestimento e compensa as tensões de pressão verificadas na parte central em PVC macio.

Instalação

1. Escolher a altura do perfil de acordo com a altura da construção.

2. Colocar o perfil contra a zona lateral da área de revestimento pronta de modo a que fique ao nível da superfície. O perfil tem de assentar lateralmente por completo na argamassa de contacto.

3. A área de revestimento adjacente deve ser formada e assente por completo contra o perfil de forma a que fique ao nível da superfície.

4. No fim é necessário preencher o espaço da junta, entre o perfil e o revestimento, com material para juntas.

Nota sobre a aplicação para a renovação de juntas: aplicar ou embutir o perfil em largura e profundidade na câmara de junta preparada; preencher o espaço da junta, entre o perfil e o revestimento, por completo com argamassa para juntas, resina epóxi ou cimento-cola.

Notas

Schlüter-DILEX-MOP é resistente a fungos e bactérias e não necessita de manutenção ou de um tipo de cuidado especial. A limpeza é efetuada no âmbito da limpeza do revestimento de cerâmica com os habituais detergentes domésticos.


CONTACTAR A EMPRESA

Empresas ou entidades relacionadas

Schluter Systems, S.L.

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial