Informação profissional do setor das instalações em Portugal
FEIRA VIRTUAL

Schlüter®-DILEX-AKWS (ficha de produto)

21/12/2021
Imagen
Perfil de juntas de dilatação. Para áreas sujeitas a solicitações mecânicas.

Aplicação e função

Schlüter®-DILEX-AKWS é um perfil de junta de dilatação isento de manutenção para pavimentos de tijoleira ou pedra natural sujeitos a uma solicitação mecânica média.

Schlüter®-DILEX-AKWS oferece uma proteção de cantos segura em revestimentos sujeitos a um elevado tráfego pedonal ou a transportes de superfície ligeiros. Os perfis de fixação trapezoidais com perfuração lateral em alumínio estão unidos por uma zona de movimento macia de plástico com 6 mm de largura. A área da aresta do revestimento é protegida de forma eficaz mediante uma construção especial dos perfis de fixação laterais. A largura relativamente reduzida da zona de movimento só permite uma absorção de movimentos correspondente, que deve ser observada na solicitação necessária para o projeto.

Schlüter®-DILEX-AKWS permite uma interrupção da transmissão do som no revestimento e reduz a transmissão do som de passos e de ruídos.

Material

Schlüter®-DILEX-AKWS é composto por dois perfis de suporte laterais em alumínio com abas de fixação trapezoidais perfuradas. A zona de movimento é composta por plástico macio com ligamentos de aperto em plástico duro.

Caraterísticas do material e áreas de aplicação

Em determinados casos, a aplicação do tipo de perfil previsto deve ser verificada com base nas solicitações químicas e mecânicas esperadas ou outros fatores.

Os perfis de fixação laterais são sensíveis a substâncias alcalinas. Os materiais à base de cimento desenvolvem propriedades alcalinas sob a influência de humidade e, dependendo da concentração e do tempo de atuação, podem dar origem à corrosão(formação de hidróxido de alumínio). O perfil deve assentar por completo na camada de contacto com a tijoleira.

Instalação

1. Selecionar Schlüter®-DILEX-AKWS em conformidade com a altura da cerâmica.

2. Aplicar a cola para tijoleira com uma talocha dentada no local onde se pretende instalar o perfil.

3. Assentar e posicionar o perfil Schlüter®- DILEX-AKWS com a aba de fixação perfurada trapezoidal na camada da cola. As juntas de dilatação ou de separação no solo devem ser criteriosamente respeitadas.

4. Aplicar cola para tijoleira em toda a superfície das abas de fi xação trapezoidais perfuradas. Aplicar cola para tijoleira diagonalmente nas abas verticais do perfil.

5. Assentar a tijoleira com força e posicionar de forma que a aresta superior do perfil fique à face com a tijoleira (o perfi l não pode sobressair da superfície do pavimento; é melhor ficar até 1 mm abaixo). Toda a superfície da tijoleira tem de assentar na área do perfil. Colocar sempre um lado de tijoleira não cortado junto ao perfil.

6. A cerâmica é colocada lateralmente junto ao perfil. Desta forma é assegurada uma junta uniforme com 1,5 mm.

7. Preencher o espaço da junta entre o perfil e a tijoleira por completo com argamassa para juntas.

Notas

Schlüter®-DILEX-AKWS é resistente a fungos e bactérias e não necessita de manutenção ou de cuidados especiais. A limpeza é efetuada junto com a limpeza do revestimento de tijoleira com um produto de limpeza convencional para uso doméstico.


CONTACTAR A EMPRESA

Empresas ou entidades relacionadas

Schluter Systems, S.L.

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial