Informação profissional do setor das instalações em Portugal
FEIRA VIRTUAL

Schlüter®-DILEX-KSBT (ficha de produto)

21/12/2021
Imagen

Perfil de juntas estruturais com zona de movimento elástica.

Aplicação e função

Schlüter®-DILEX-KSBT é um perfil de juntas estruturais isento de manutenção para pavimentos de cerâmica ou pedra natural.

Schlüter®-DILEX-KSBT provoca uma interrupção da transmissão do som no revestimento e reduz a transmissão do som de passos e de ruídos, por exemplo em patamares de escadas.

Se a zona de movimento fechada não absorver os movimentos, é possível abrir a ligação, de forma a que a peça de inserção com 20 mm de largura absorva movimentos de ± 5 mm e a peça de inserção com 30 mm de largura absorva movimentos de ± 10 mm.

O perfil pode ser utilizado no solo, bem como, de forma contínua e com o mesmo aspecto, na parede. O perfil também é adequado para ser utilizado em superfícies de parede ou tecto em placas de gesso ou diretamente sobre o reboco ou na betonilha.

Os perfis de fixação em aço inoxidável ou alumínio e perfurados lateralmente com uma forma trapezoidal estão unidos por uma zona de movimento de 20 ou 30 mm de largura de elastómero termoplástico. No caso de se verificarem danos é possível substituir a peça de inserção do perfil. As abas de metal, que é possível abrir, protegem eficazmente as arestas adjacentes do revestimento.

A zona de movimento sendo muito larga, provoca uma limitação da capacidade de suporte, em casos de solicitações diretas e finas na zona macia.

Material

E = aço inoxidável

V2A material n.º 1.4301 = AISI 304

V4A material n.º 1.4404 = AISI 316L

A = alumínio

A zona de movimento é composta por um elastómero termoplástico macio com ligamentos de aperto num material mais duro.

Caraterísticas do material e áreas de aplicação

Em determinados casos, a aplicação do tipo de perfil previsto deve ser verificada com base nas solicitações químicas, mecânicas ou outros fatores esperados.

Schlüter®-DILEX-EKSBT com perfil de suporte em aço inoxidável 1.4301 (V2A) ou 1.4404 (V4A) são especialmente adequados para aplicações que, além de terem de ser resistentes a elevadas agressões mecânicas, têm de resistir a detergentes devido à utilização de químicos, por exemplo, através de meios ácidos ou alcalinos. No caso de solicitações mais elevadas, p. ex. em piscinas (água doce), recomendamos a utilização de V4A.

Mas também o aço inoxidável não é resistente a todas as influências químicas, como ácido clorídrico e fluorídrico ou determinadas concentrações de salmoura. As solicitações especiais esperadas devem ser por este motivo verificadas de antemão.

Consoante a solicitação química esperada é possível escolher entre as ligas nos materiais 1.4301 ou 1.4404.

Schlüter®-DILEX-AKSBT com perfis de fixação laterais em alumínio é sensível a substâncias alcalinas. Os materiais à base de cimento desenvolvem propriedades alcalinas sob a influência de humidade e, dependendo da concentração e do tempo de atuação, podem dar origem à corrosão (formação de hidróxido de alumínio).

Por esse motivo, a argamassa ou o material para juntas em superfícies visíveis deve ser removido imediatamente e os revestimentos acabados de colocar não devem ser cobertos com película.

Assentar toda a superfície do perfil na camada de contacto da cerâmica, de modo a impossibilitar a acumulação de água alcalina nas cavidades.

Schlüter®-DILEX-KSBT 30 / VE é uma peça em aço inoxidável escovado, com a forma de U, para embutir. Serve para a valorização ótica e estabiliza a zona mole dos perfis DILEX-KSBT 30.

A zona de movimento de todos os tipos de perfil Schlüter®-DILEX-KSBT é composta por elastômero termoplástico muito flexível.

O material é, em grande medida, resistente aos químicos e às agressões químicas às quais os revestimentos cerâmicos têm normalmente de resistir, bem como a fungos e bactérias. A peça embutida é resistente à temperatura desde -60°C até +100°C. O elastómero termoplástico pode ser soldado para prolongamento dos perfis.

Instalação

1. Selecionar Schlüter®-DILEX-KSBT em conformidade com a altura da cerâmica.

2. Aplicar a cola para cerâmica com uma talocha dentada no local onde se pretende aplicar o perfil.

3. Schlüter®-DILEX-KSBT é comprimido e alinhado com a aba de fixação perfurada trapezoidal na camada de cola. As juntas no solo devem ser criteriosamente respeitadas.

4. Aplicar com a espátula a cola para cerâmica sobre toda a superfície da aba de fixação trapezoidal perfurada. Aplicar com a espátula a cola para cerâmica contra as abas verticais do perfil.

5. Assentar bem a cerâmica seguinte e alinhar de forma que o canto superior do perfil fique nivelado com a cerâmica (o perfil não deve ficar com uma altura superior à da superfície do revestimento, antes até 1 mm abaixo). A cerâmica tem de ser aplicada em toda a área do perfil. Junto ao perfil deve ser sempre colocado um lado não cortado da tijoleira.

6. Deixar uma junta de aprox. 2 mm em relação ao perfil e preencher toda a superfície do espaço da junta, entre o perfil e a cerâmica, com argamassa.

7.Para a montagem da peça embutida Schlüter®-DILEX-KSBT 30 / VE no perfil Schlüter®-DILEX-KSBT 30 devem ser cortadas as ranhuras da zona mole com um x-ato. À parte de trás da peça embutida no perfil é aplicada a cola de montagem Schlüter®-KERDI-FIX e a mesma peça é encaixada na ranhura.

Notas

Schlüter®-DILEX-KSBT é resistente a fungos e bactérias e não necessita de manutenção ou de cuidados especiais.

O perfil de ligação flexível de elastômero termoplástico pode ser substituído posteriormente.

As superfícies de aço inoxidável expostas ao ar livre ou a substâncias agressivas devem ser limpas regularmente, utilizando um agente de limpeza suave. A limpeza regular não só ajuda a manter uma aspeto brilhante do aço inoxidável, como também reduz o risco de corrosão. Os agentes de limpeza não devem conter ácido clorídrico nem ácido fluorídrico.

Deve ser evitado o contacto com outros metais, p. ex. aço normal, uma vez que isto pode dar origem a uma transferência de ferrugem.

Isto também se aplica a ferramentas, como espátulas ou lã de aço, p. ex. para remover resíduos de argamassa.


CONTACTAR A EMPRESA

Empresas ou entidades relacionadas

Schluter Systems, S.L.

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial